A viúva de Naim e um Grande Milagre: Lucas 7.11-16

A viúva de Naim e um Grande Milagre: Lucas 7.11-16

 

E aconteceu que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão.

E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade.

E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.

E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o que fora defunto assentou-se, e começou a falar.

Onde tudo Aconteceu?

A História aconteceu em uma cidade chamada Naim [significa Graciosa]. Essa cidade existe até hoje e fica aproximadamente 50 Km de Cafarnaum. Provavelmente era uma aldeia com pouco menos de 5 mil habitantes, o que era muito comum na época de Jesus.

O grande problema da viúva de Naim

Já ouvi muitos pregadores dizendo que agora sem o marido e sem o filho essa mulher não teria como sustentar e ficaria jogada pelos cantos.

Mas será que o problema era apenas o fator financeiro? Não.

O problema era muito mais do que uma situação financeira e sim emocional. Se você já perdeu um parente próximo como pai, mãe e irmãos, você terá uma pequena noção do que aquela mulher estava enfrentando e iria enfrentar.

Não há dor maior do que perder alguém que nós amamos, agora imagine ter toda sua família tragada pela morte. Ela agora seria uma pessoa solitária e triste, e não há algo pior para um ser humano do que isso.

Porém o Dono da vida estava chegando e Ele tem poder para fazer o impossível.

Introdução

Em muitas passagens bíblicas, nós podemos ver que foram as pessoas que foram até Jesus em busca de um milagre, algumas se humilharam, outras clamaram desesperadamente pelo seu nome.

Uma situação Diferente

Mas nesta passagem nós vemos algo incomum, vemos o próprio Cristo tomando a iniciativa para agir na vida de uma pobre viúva.

Ela não clamou, não se humilhou e nem tocou Nele, porém ela estava chorando pela morte de seu filho.

Nesta passagem podemos compreender o quanto Jesus ama o ser humano, e o quanto ele se preocupa conosco, Ele não tem prazer no nosso sofrimento e muito menos na nossa dor.

5 Coisas que Jesus fez pela Viúva de Naim

Jesus olhou para aquela mulher. v.13 (Ele olha pra você).

Muitas das vezes achamos que Jesus não está nos vendo, ou não se importa conosco, mas em meio àquela multidão que carregava o esquife, Jesus a procurou com o seu olhar, e a atenção do Mestre estava voltada para ela.

Ele nos vê e nos conhece e jamais vai nos desamparar.

Jesus moveu-se de compaixão. v13 (Ele se compadece de nós).

Jesus compreendeu a dor daquela mulher e se compadeceu dela. Quando Jesus olha para nós ele se compadece e sente a nossa dor, ele não é frio e calculista, ele não é desleixado com os seus filhos, ele nos ama e conhece as nossas tristezas.

A nossa dor é a dor Dele, o nosso sofrimento é o sofrimento Dele. Ele me ama.

Jesus disse-lhe “não chores”v.13 (Ele sempre tem uma palavra).

Ele jamais vai deixar de falar conosco, ele sempre terá uma palavra para nos fortalecer. As lutas podem ser difíceis, e as muralhas podem ser grandes, mas o cordeiro de Deus sempre falará com a sua voz suave aos nossos ouvidos, nos dando força e graça para suportar as dificuldades.

Jesus se aproximou dela v.14 (Ele sempre está do nosso lado).

Vemos claramente que a iniciativa foi de Jesus. Tudo o que Ele quer é se aproximar de nós e estar do nosso lado, é poder nos ajudar e agir em nós.

Deixe Ele se aproximar de você e enxugar as suas lágrimas. Deixe Ele ficar do seu lado e te consolar.

Jesus tocou no esquife v.15 (Ele age em nosso favor).

O grande problema daquela mulher era justamente aquele esquife, que agora levava o seu filho para o tumulo, ali está sendo sepultada a sua família, a sua alegria e a sua companhia.

Em qual área de sua vida que Jesus precisa tocar. Não o impeça de tocar no que é preciso, entregue a sua vida pra Ele e somente confia no seu poder, pois a sua graça se aperfeiçoa na nossa fraqueza.

vereador airton

Vereador Airton Ferreira da Silva

Advogado, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fósforos de Curitiba – Piraí do Sul e Irati – Diretor da Federação dos Trabalhadores no Estado do Paraná – Membro do Conselho Tecnológico da UFPR – AGITEC – Membro da Força Sindical do Estado do Paraná.
www.vereadorairton.com.br

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress