por Noelcir Bello
Luciana Tavares foi eleita Miss Pinhais 2015, no último 26. Ela tem 21 anos e nasceu em Curitiba, mas reside em Pinhais desde o seu nascimento. É filha do Sr. Américo Tavares e da Sra. Eunice Rosa e tem três lindas irmãs: Ana Paula Tavares, 23 anos, Andressa Tavares, 19 anos, e Kamylle Tavares, 11 anos.
Origem humilde
Sua família é de origem humilde, mas muito unida. Ela destaca que seus pais sempre batalharam muito para oferecer uma vida com mais qualidade para a família. Todos foram criados com muito carinho, educação e aprenderam a sempre fazer da dificuldade a motivação para obter novas conquistas profissionais e pessoais.
Quando pequena, era muito moleca e seus pais diziam que deveria ter nascido menino. “Já nasci mordendo o dedo do pé. Quando saí do hospital, estava usando um tip-top azul”, revelou sorrindo Luciana.
Sua adolescência não foi nada fácil, assim como não é para nenhuma menina negra, pois é difícil crescer oprimida, em uma sociedade que dita que o belo é o padrão europeu. A consequência disso foi falta de autoestima. Não existia referências na televisão e revistas de beleza negra, então ela realmente se sentia inferior.
O sonho de ser modelo
Sempre foi apaixonada pela arte, moda e fotografia. Assim que terminou o Ensino Médio, entrou para a faculdade para cursar fotografia e quando começou o curso já fazia um ano que modelava. “Sempre sonhei em ser modelo. Toda menina sonha com isso. A diferença é que eu não tinha referências e não sabia nem por onde começar”, disse.
Sua irmã Andressa concorreu em um concurso de beleza e ganhou um curso de modelo. Um jovem da agência de modelos fez um convite para Luciana ir conhecer a agência também. Foram juntas e fizeram seus primeiros ensaios fotográficos. A partir desse dia, nunca mais parou. Começou a participar de diversos concursos de beleza, porém a maioria deles voltado a beleza negra. Obteve muitos resultados positivos e acumulou experiências.
Em 2012 concorreu no Miss Pinhais e ficou com a segunda colocação. “Fiquei muito feliz com o resultado, pois foi a minha primeira vez em um concurso tão sério e bem organizado”.
Não desistiu. Continuou se preparando e sempre manteve o sonho vivo, já que ela sabia da importância, tanto para ela como para muita gente, conseguir vencer o Miss Pinhais e, consequentemente, se credenciar para concorrer no Miss Paraná. “Como eu sempre falo, minha luta vai muito além da estética, de ser a mais linda. É uma luta pela igualdade e é também um ato político, pois enfrentamos todo um sistema racista. Nós precisamos revelar para esse sistema que ele está com os dias históricos dele contados. Eu acho inadmissível mais da metade da população brasileira ser formada por negros e não termos uma negra representando o Brasil no Miss Universo”, desabafou Luciana.
A única Miss Brasil negra que tivemos foi a querida Deise Nunes, em 1986, que aliás, já entrou em contato e se colocou a disposição para orientar e ajudar a nossa miss.
O primeiro grande sonho realizado
Luciana era a felicidade em pessoa após o resultado. Ter vencido o Concurso Municipal foi o primeiro passo para chegar onde ela deseja. Seu sonho é que, na passarela da vida, todos possam caminhar como iguais.
Muito feliz, afirmou que ama viver em Pinhais. “Esta é uma cidade que vem se desenvolvendo muito. É uma evolução visível aos olhos de toda população e sinto muito orgulho por isso”, garantiu a bela Luciana.
Patrocínios
Luciana conta com o patrocínio da loja Jennifer – Anexo Feminino e tem recebido muito apoio da Andaraki Calçados, mas está correndo atrás para obter mais patrocinadores.
Para conhecer um pouco mais da Miss Pinhais 2015, entre em contato através do Facebook: Luciana Tavares, Instagram: @luciana__tavares ou pelo email: lucianatavares.wr@hotmail.com.