As obras de pavimentação e melhorias na estrada do Taquaral seguem para a etapa final, informou na segunda-feira, dia 18, a Secretaria de Viação e Obras Pública de São José dos Pinhais. As equipes já concluiram a colocação do novo pavimento em paralelepípedo e o sistema de drenagem em aproximadamente 900 metros lineares da via, e agora finalizam as últimas adequações.
A estrada e a região da Campina do Taquaral foram incluídas oficialmente no roteiro de Turismo Rural de São José dos Pinhais, juntamente com o Caminho do Vinho na Colônia Mergulhão e a Colônia Murici. As três formam os principais pólos turísticos na área rural do Município. É uma estrada importante que compõe o Circuito de Turismo Rural da Cidade.
Participação
De acordo com a Secretaria, algumas propriedades ao longo da estrada chegaram a abrir mão de até dois metros de seus terrenos para a instalação das ciclovias. A estrada vai atender aos moradores e empreendedores locais como: chácaras de lazer, cafés coloniais, lojas de artesanato, restaurantes de comidas típicas, pesque pagues e outros segmentos de turismo. Também vai auxiliar os produtores rurais com o escoamento das safras e produções, o comércio local, as obras atendem a um conjunto de pessoas e iniciativas muito importantes na região, justifica a Secretaria de Viação e Obras Públicas.
O Circuito Rural Taquaral compreende ainda as regiões da Colônia Rio Grande, Colônia Zacarias, Faxina, Campo Largo da Roseira, Campestre da Faxina, Cachoeira e Colônia Marcelino, que fazem parte da área rural do Município.
Trabalho em conjunto
A Prefeitura desenvolve um trabalho em conjunto com as Associações ligadas aos circuitos de Turismo Rural do Município. A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo promoveu diversas ações em conjunto para o fortalecimento do turismo rural com as associações, como treinamentos e reuniões com técnicos das entidades ligadas a expansão do turismo rural, como Emater e a Secretaria Estadual de Turismo e entidades internacionais para qualificar São José dos Pinhais no roteiro mundial de turismo.
História e potencial turístico
São José dos Pinhais tem hoje um dos melhores potenciais de turismo rural do país. Em 1998, na primeira gestão do Prefeito Setim, foi realizado o inventário turístico da região do Mergulhão, originando o Plano de Desenvolvimento Turístico do Município. Nascia assim o Caminho do Vinho, primeiro Circuito Rural de São José dos Pinhais. Para isso, a Prefeitura realizou obras de infraestrutura na região, como a construção do Portal Italiano, colocação de paparalelepípedo e pavimentação asfáltica e auxiliou na organização da Associação de Moradores Caminho do Vinho Colônia Mergulhão (Acavim).
Os investimentos em turismo não pararam de crescer. Com o sucesso do Caminho do Vinho, e das festas tradicionais de cunho religioso na área rural, a Prefeitura incentivou outros eventos na região, como a Festa da Colheita e a Noite Polonesa, na Colônia Murici; a Festa do Trigo, na Colônia Marcelino; a Festa da Banana, na Colônia Castelhanos; a Festa do Vinho e a Festa do Pinhão, que também são realizadas na Colônia Mergulhão, atraindo milhares de pessoas todos os anos.
A Prefeitura de São José dos Pinhais construiu ainda o novo Portal Caminho das Colônias, no acesso à Colônia Murici, que já é destaque regional com seus cafés coloniais e chácaras de lazer. E a criação do Circuito Rural do Taquaral, que abrange a região do Campina do Taquaral, Colônia Rio Grande, Colônia Zacarias, Faxina, Campo Largo da Roseira, Campestre da Faxina, Cachoeira e Colônia Marcelino.