Pavimentação na estrada da Campina do Taquaral, em São José dos Pinhais, entra em fase final

Pavimentação na estrada da Campina do Taquaral, em São José dos Pinhais, entra em fase final

estrada_taquaral_foto_wellington_medeiros-7

 

As obras de pavimentação e melhorias na estrada do Taquaral seguem para a etapa final, informou na segunda-feira, dia 18, a Secretaria de Viação e Obras Pública de São José dos Pinhais. As equipes já concluiram a colocação do novo pavimento em paralelepípedo e o sistema de drenagem em aproximadamente 900 metros lineares da via, e agora finalizam as últimas adequações.

A estrada e a região da Campina do Taquaral foram incluídas oficialmente no roteiro de Turismo Rural de São José dos Pinhais, juntamente com o Caminho do Vinho na Colônia Mergulhão e a Colônia Murici. As três formam os principais pólos turísticos na área rural do Município. É uma estrada importante que compõe o Circuito de Turismo Rural da Cidade.

Participação

De acordo com a Secretaria, algumas propriedades ao longo da estrada chegaram a abrir mão de até dois metros de seus terrenos para a instalação das ciclovias. A estrada vai atender aos moradores e empreendedores locais como: chácaras de lazer, cafés coloniais, lojas de artesanato, restaurantes de comidas típicas, pesque pagues e outros segmentos de turismo. Também vai auxiliar os produtores rurais com o escoamento das safras e produções, o comércio local, as obras atendem a um conjunto de pessoas e iniciativas muito importantes na região, justifica a Secretaria de Viação e Obras Públicas.

O Circuito Rural Taquaral compreende ainda as regiões da Colônia Rio Grande, Colônia Zacarias, Faxina, Campo Largo da Roseira, Campestre da Faxina, Cachoeira e Colônia Marcelino, que fazem parte da área rural do Município.

Trabalho em conjunto

A Prefeitura desenvolve um trabalho em conjunto com as Associações ligadas aos circuitos de Turismo Rural do Município. A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo promoveu diversas ações em conjunto para o fortalecimento do turismo rural com as associações, como treinamentos e reuniões com técnicos das entidades ligadas a expansão do turismo rural, como Emater e a Secretaria Estadual de Turismo e entidades internacionais para qualificar São José dos Pinhais no roteiro mundial de turismo.

História e potencial turístico

São José dos Pinhais tem hoje um dos melhores potenciais de turismo rural do país. Em 1998, na primeira gestão do Prefeito Setim, foi realizado o inventário turístico da região do Mergulhão, originando o Plano de Desenvolvimento Turístico do Município. Nascia assim o Caminho do Vinho, primeiro Circuito Rural de São José dos Pinhais. Para isso, a Prefeitura realizou obras de infraestrutura na região, como a construção do Portal Italiano, colocação de paparalelepípedo e pavimentação asfáltica e auxiliou na organização da Associação de Moradores Caminho do Vinho Colônia Mergulhão (Acavim).

Os investimentos em turismo não pararam de crescer. Com o sucesso do Caminho do Vinho, e das festas tradicionais de cunho religioso na área rural, a Prefeitura incentivou outros eventos na região, como a Festa da Colheita e a Noite Polonesa, na Colônia Murici; a Festa do Trigo, na Colônia Marcelino; a Festa da Banana, na Colônia Castelhanos; a Festa do Vinho e a Festa do Pinhão, que também são realizadas na Colônia Mergulhão, atraindo milhares de pessoas todos os anos.

A Prefeitura de São José dos Pinhais construiu ainda o novo Portal Caminho das Colônias, no acesso à Colônia Murici, que já é destaque regional com seus cafés coloniais e chácaras de lazer. E a criação do Circuito Rural do Taquaral, que abrange a região do Campina do Taquaral, Colônia Rio Grande, Colônia Zacarias, Faxina, Campo Largo da Roseira, Campestre da Faxina, Cachoeira e Colônia Marcelino.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress