Os ativos financeiros do Fundo Previdenciário administrado pela Paranaprevidência fecharam os seis primeiros meses de 2016 com rendimento de 7,53%, superior à meta atuarial, fixada em 7,25% para o período.
“Este índice leva a instituição a ser o único Regime Próprio de Previdência Social do País a superar a meta atuarial definida”, explica o diretor-presidente da Paranaprevidência, Rafael Iatauro.
Segundo ele, o resultado demonstra a solidez na política de investimentos da instituição. “Nós apresentamos nestes primeiros seis meses um equilíbrio de contas, superamos o índice da meta atuarial, composta pelo índice do IPCA mais 5,5% para o ano, e ainda tivemos um rendimento acima”, declara Iatauro. “Se levarmos em conta que este ano temos um cenário de insegurança na política e na economia brasileira podemos assegurar que estamos no caminho certo nos nossos investimentos”, completa.
De acordo com a diretora de finanças e patrimônio da Paranaprevidência, Suely Hass, o fechamento do semestre com resultado positivo se deve, principalmente, aos percentuais relativos aos rendimentos de junho. “Foi um mês particularmente benéfico aos nossos rendimentos. O IPCA fechou em 0,35%. Nossa meta atuarial era de 0,80% e fechamos o mês com rendimento de 1,20%”, ressalta.
A meta atuarial é definida pela instituição para que haja a correção de suas reservas para o pagamento de benefícios no futuro.
Segundo Suely, nos últimos meses algumas alterações foram feitas nos investimentos da Paranaprevidência e o maior desafio que a área enfrentou foi a adequação da carteira às novas condições financeiras do Fundo de Previdência que, em função da Lei Estadual, passou a sofrer descapitalização.
“O Fundo de Previdência, fundo capitalizado que administramos, assumiu novos encargos. Por conta disso, refizemos fluxo de caixa e concentramos os novos recursos, bem como os provenientes de resgates de títulos, em fundos de liquidez imediata para fazer frente aos desembolsos mensais”, diz Suely.