Foto: Gabriel Moro
É em São José dos Pinhais que tem sido registrado o maior número de caminhantes durante as diferentes edições realizadas durante nos últimos anos.
Desde 2013, investimentos e criação de novos percursos e uma excelente organização transformaram São José dos Pinhais na capital nacional das Caminhadas na Natureza – de acordo com o site EcoBooking, referência no assunto, de todas as cidades do Brasil.
De acordo com a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo da Prefeitura de São José dos Pinhais (Sictur), organizadora das Caminhadas, até o ano de 2013, havia dois percursos anuais – Campina do Taquaral e Caminho do Vinho – que juntos somavam em torno 1.000 participantes ao ano. Em 2013, foram pouco mais de 1 mil participantes. Já em 2014, o Município ficou em 1º lugar no Brasil em número de participantes, com 3.636 caminhantes. Em 2015, São José dos Pinhais permaneceu em 1º lugar, com 12.063, distribuídos em seis eventos. E em 2016, novamente em 1º lugar nas Caminhadas na Natureza no Brasil, pois já são 9.640 participantes em três caminhadas realizadas – número que somado aos anos anteriores ultrapassa a marca de 26 mil participantes.
O sucesso destes eventos é o resultado da organização, com a definição de percurso, intervenções necessárias e sinalização, feitas pelos servidores da Sictur em parceria com a comunidade local. No dia das Caminhadas são mais de 100 pessoas envolvidas trabalhando durante a realização do evento: credenciamento e inscrições, recepção e atendimento ao credenciamento dos caminhantes; guardas municipais na segurança do percurso; socorristas de plantão; organização do estacionamento; em carros de apoio; empreendimentos comerciais e pontos de apoio e carimbos.
Também foram criados novos circuitos de caminhada além dos existentes Colônia Mergulhão e Campina do Taquaral: em 2013 na Colônia Murici, em 2014 na Colônia Marcelino; e em 2015 a Caminhada Noturna e a Pedalada na Natureza.
Público cresceu
A primeira Caminhada na Natureza realizada em São José dos Pinhais foi a “Circuito Caminho do Vinho” em abril de 2008 e recebeu pouco mais de 600 participantes. Na sua 9ª edição, em maio de 2016, reuniu aproximadamente 4 mil caminhantes – um recorde entre todas as edições, seguido pela 2ª Caminhada Noturna, também em 2016, que recebeu 3,8 mil participantes.
Segundo a Sictur é um público formado aproximadamente em 45% de caminhantes vindos de Curitiba, 45% de São José dos Pinhais e outros 10% de municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e outras cidades do Brasil.
Valorização da Paisagem e Desenvolvimento Econômico
Dentre os benefícios obtidos com a realização das caminhadas, destaca-se a divulgação da região, a geração de renda através da comercialização de produtos coloniais e gastronomia, e a integração do poder público com a comunidade que auxilia no evento. Os caminhantes têm retornado aos roteiros de turismo rural com suas famílias e divulgam para outras pessoas.
De acordo com a Sictur, durante a organização e realização das edições todos os circuitos são valorizados de forma igualitária assim como as famílias de moradores, comerciantes, produtores empreendedores e outras organizações – onde o retorno observado está sendo o crescimento socioeconômico.
Além disso, os próprios moradores da área rural têm se mostrado muito receptivos aos caminhantes, assim como também participam das caminhadas em sua região. Um fato curioso foi o relato de um morador da Colônia Marcelino que comentou com a equipe da organização que “Após as Caminhadas estamos vendo nossa região de forma diferente, não sabíamos que nossa região é tão bonita”.
Solidariedade
As Caminhadas na Natureza não têm custo algum aos participantes, pois as inscrições são gratuitas. Tradicionalmente os organizadores pedem a doação voluntária de um quilo de alimento não perecível, o que nestes anos já rendeu a arrecadação de mais de 10 toneladas de alimentos que foram destinados a diversas entidades sem fins lucrativos de São José dos Pinhais.
Não perca as próximas
Este ano ainda serão realizadas:
Dia 25/09 – 5ª Caminhada na Natureza – Circuito Rural Taquaral – já está com inscrições abertas;
Dia 12/11 – 4ª Caminhada na Natureza – Circuito Caminhos da Colônia Murici, localidade de Avencal; e
Dia 27/11 – 2ª Pedalada na Natureza, que ainda tem local a ser confirmado.
Mais informações sobre as Caminhadas na Natureza podem ser obtidas pelo telefone (41) 3381-5802.
Inscrições para as caminhadas podem ser feitas antecipadamente pelo site www.ecobooking.com.br ou na hora, antes do início de cada evento.