A construção do plano vem ocorrendo desde o ano passado, quando uma comissão foi constituída para elaborar o projeto de lei e estudos sistemáticos para analisar os critérios do plano
O Prefeito de Quatro Barras, Loreno Tolardo, esteve reunido na última semana com representantes da APP Metronorte e da Secretaria Municipal de Educação para acompanhar o andamento do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do Quadro da Educação, que engloba mais de 450 servidores, entre professores, diretores, coordenadores, supervisores, orientadores, auxiliares administrativos, merendeiras, motoristas, auxiliares de serviços gerais, inspetores de alunos e auxiliares de manutenção.
A construção do plano vem ocorrendo desde o ano passado, quando uma comissão foi constituída para elaborar o projeto de lei e estudos sistemáticos para analisar os critérios do plano. De lá para cá, o trabalho resultou em uma minuta aprovada em assembleia pelos servidores e na elaboração de tabelas salariais para o quadro – um momento de ampla pesquisa, segundo a equipe, diante da necessidade de um impacto financeiro responsável, para que o plano tenha sustentabilidade a curto, médio e longo prazo.
“Esta minuta prevê que todos os profissionais da Educação estejam num plano único, com tabelas que equiparem os vencimentos levando em conta a formação e o tempo de serviço dos profissionais. Além de sustentável, o plano está focado na valorização e no estímulo para que os servidores continuem estudando, se especializando, independente da função que ocupem”, disse a secretária da pasta, Cleusa Zanchettin Heindyk.
Durante o encontro com o prefeito, a presidente da APP Metronorte, Ana Lúcia Zambão Gutier, enalteceu a abertura para discussão do plano e a forma coletiva como esta construção vem se efetivando. “Todo este processo vem sendo muito produtivo. Teremos agora um Fórum na Lapa e vamos usar Quatro Barras como exemplo, como referência pela abertura que a gestão está dando por entender que o processo de construção do plano deve ser de forma coletiva”, ressaltou.
Tolardo disse que a proposta do município é valorizar os servidores, estimular a capacitação permanente e ao mesmo tempo viabilizar uma solução sustentável, que promova as melhorias dentro do orçamento municipal. “O grande legado deste plano é sua construção conjunta, é a valorização do profissional da Educação. Queremos a consolidação de um plano que promova estas melhorias e que seja sustentável, viável e amplamente estudado por todos”, afirmou o prefeito.
O projeto de lei e os mecanismos de estruturação da tabela foram os temas da reunião que aconteceu no dia 28 de junho com servidores da pasta. A proposta da comissão, APP e Secretaria de Educação agora é proceder as últimas análises de viabilidade financeira do plano durante os meses de julho e agosto, para então encaminhar o projeto de lei à Câmara Municipal.