Aconteceu no dia 29 de junho, na sede da Acicla, a assinatura do decreto de desafetação da Bacia do Rio Itaqui, liberando a área para a construção do Parque Industrial de Campo Largo. Trata-se da última etapa do processo que abrange o novo sistema de abastecimento de água no município que passou a operar a partir da represa do Rio Verde, sendo desativada a Bacia do Itaqui.
Com a desafetação, a Bacia do Rio Itaqui passa a ser de controle e competência do município, estando liberada para instalação de indústrias, uma conquista histórica para Campo Largo.
Durante a solenidade, o Prefeito Affonso Guimarães agradeceu o empenho de todos neste processo – Acicla, Comec, Sanepar, Secretaria de Meio Ambiente e Governo do Paraná. “Sem dúvida, é um marco na história do município, uma ação que traz novas possibilidades, garantindo mais divisas, emprego e renda”, disse.
O presidente da Sanepar Mounir Chaowiche considera que com o Parque Industrial Campo Largo viverá “um novo momento”. “Quando se tem uma parceria como temos em Campo Largo as coisas acontecem”, disse.
A solenidade contou com a presença do chefe da Casa Civil Valdir Luiz Rossoni, o secretário estadual de Meio Ambiente Paulino Mexia, o diretor presidente da COMEC Omar Akel, o presidente da Sanepar Mounir Chaowiche, o presidente da Acicla Marcelo Weber, secretário municipal de meio ambiente Fernando Tozetti e demais secretários municipais, empresários e vereadores.
Novo sistema de abastecimento
O novo sistema de abastecimento de água, inaugurado no último dia 4 de abril, passou a utilizar o Rio Verde desativando assim a área do manancial do Rio Itaqui. A obra abrange investimentos de R$ 47 milhões e está dimensionada para garantir o abastecimento até o ano de 2027.
A escolha da região da Bacia do Rio Itaqui para implantação do Distrito Industrial baseia-se na amplitude da área e na facilidade de instalação de indústrias no local. Além disso, a mudança propôs um modelo de captação de água melhor do que o vigente.