O Prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Brasílio Vicente de Castro Filho, e prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) participaram de reunião com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, a vice-Governadora Cida Borghetti e o secretário de estado da Saúde, Michele Caputo Neto, no Palácio Iguaçu, na tarde de segunda-feira, dia 19.
O encontro foi solicitado pelo próprio ministro, que assumiu a pasta há pouco mais de um mês. “Não é em 30 dias que se resolve o problema da Saúde no Brasil, por isso queremos ouvir dos prefeitos as experiências bem sucedidas e também as principais necessidades”, disse o Ministro que pediu para que cada prefeito explanasse a situação de seu município.
O Prefeito Luiz Carlos Setim ressaltou que desde que São José dos Pinhais assumiu a gestão plena de saúde os gastos aumentaram. “Hoje empenhamos cerca de 30% de todo o orçamento do município em Saúde, é o dobro do que a lei determina e é mais do que investimos em Educação. Isso acontece também porque temos um Hospital e duas Unidades de Pronto Atendimento que funcionam de ‘portas abertas’, atendem a todas as ambulâncias e pacientes que chegarem, mais de 500 por dia, uma grande parte vindos de outros municípios, sejam porque esses municípios não tem hospital ou maternidade, seja pelos pacientes de outros estados vítimas de acidentes de trânsitos pelas três rodovias que passam por São José dos Pinhais”, disse Setim, que solicitou ao Ministro uma ampliação dos repasses de recursos federais para o hospital, assim como a liberação dos recursos de emendas para o hospital.
De acordo com o secretário Brasílio, ao final da reunião, as solicitações para São José dos Pinhais foram entregues por escrito ao ministro da Saúde. “Hoje o repasse federal mensal ao Hospital e Maternidade São José dos Pinhais (HMSJP) é de cerca de R$ 1,4 milhões, o que é um quinto do gasto mensal – o restante é o Município que paga. São recursos que são investidos no hospital, que não atende apenas à população de São José dos Pinhais”, ressaltou Brasílio, que elogiou a reunião. “É a primeira vez que participo de uma reunião proposta por um ministro, que se mostra disposto a ouvir a necessidade dos prefeitos”.