Na última terça-feira (14), o auditório da Secretaria Municipal de Educação de Pinhais recebeu a Audiência Pública para elaboração do Plano de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. O evento é realizado por meio da equipe de referência do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social.
A iniciativa teve como objetivo, por meio de discussões em grupos e em plenária, elencar propostas de ações estratégicas para a prevenção e erradicação do trabalho infantil no município. Além da formação de grupos de discussão, a programação também contou com a palestra “Conversa sobre a situação do trabalho infantil no município de Pinhais”.
De acordo com a secretária de Assistência Social de Pinhais, Rosângela Batista da Silva, a audiência é importante para elencar as ações prioritárias. “A importância desta ação é para o combate da exploração do trabalho infantil, que viola os direitos da criança e do adolescente”, afirmou.
Segundo o prefeito Luizão a ação tem como função aperfeiçoar os trabalhos realizados pela Prefeitura. “Já é realizado em Pinhais o atendimento a criança e adolescentes que tiveram os vínculos rompidos e os direitos violados” finalizou.
Também participaram do evento a secretária de Educação, Andrea Franceschini, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Ricardo Pinheiro. Representando o Poder Legislativo, o presidente da Câmara de Vereadores, Gilberto Hartkopf, a vereadora Rosa Maria de Jesus Colombo e a vereadora Márcia Ferreira.