Colégio Estadual Macedo Soares abre as portas para a prevenção às drogas

Colégio Estadual Macedo Soares abre as portas para a prevenção às drogas

campolargo02

 

O trabalho de prevenção às drogas realizado em Campo Largo vem se ampliando cada vez mais e alcançou os professores do Colégio Estadual Macedo Soares que atende mais de 950 alunos nos turnos matutino e noturno.

Ações preventivas e educativas foram desenvolvidas pela equipe da Secretaria e inclusas na grade curricular de ensino do Ensino Fundamental e Ensino Médio, integrando conteúdos e aplicando a interdisciplinaridade à prevenção. Um plano de aula para os 6ºs aos 9ºs anos do Ensino Fundamental II foi exclusivamente desenvolvido pela Secretaria, didaticamente instituindo a prevenção. Como exemplo o filme Alice no País da Maravilhas, que é a obra base do material compartilhado pela sua intensidade de informações, desde gêneros textuais à fantástica leitura de imagens e linguagem publicitária aplicadas – também circunda afeto às questões filosóficas – temas como escolhas, costumes, drogas, padrões de beleza são abordados e interagem nas matérias de Ciências, Geografia, Física, História, Matemática, Educação Física e Arte.

O plano de aula está disponível na Secretaria de Políticas Sobre Drogas para todas as escolas que têm interesse em integrar e agir em rede no trato dos conflitos das drogas, cada vez mais crescentes, diagnosticados em nossa sociedade. A equipe também desenvolve capacitações para docentes e discentes acerca da problemática.

No encontro, foi apresentada a peça teatral “Monólogo do Mendigo” que aborda as graves consequências do uso e abuso dessas substâncias por um jovem que foi morar nas ruas e é dependente químico. A mesma retrata friamente os traumas e preconceitos da sociedade quando se exprime sobre a reinserção social e os direitos e deveres de cidadania e vida dos cidadãos em risco e em vulnerabilidade social.

A Secretaria tem como base de trabalho a execução de ações educativas e preventivas que impliquem no cotidiano do aluno, na sala de aula, para que ele possa mediar com consciência suas escolhas, vivendo a prevenção e valorizando sua vida.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress