Sistema de informação sobre iluminação pública melhora atendimento à população

Sistema de informação sobre iluminação pública melhora atendimento à população

Foto: Valdecir Galor/SMCS

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Curitiba dá um importante passo no processo de gerenciamento de iluminação pública.

Desde abril, a Secretaria Municipal de Obras está utilizando um novo sistema para melhorar a eficiência do fluxo interno de informações e também facilitar o acompanhamento do trabalho das equipes externas de manutenção e implantação de equipamentos, garantindo melhora na produtividade de todo o Departamento de Iluminação.

A nova ferramenta de gerenciamento é o Sistema de Informação Geográfica (SIG), programa desenvolvido para a gestão de iluminação pública, que está em fase de implantação na Secretaria e, em breve, estará em pleno funcionamento.

Por meio do Centro de Gerenciamento – instalado no Departamento de Iluminação – analistas conseguem seguir em tempo real tudo o que acontece na planta de iluminação pública do município, desde o acompanhamento das chamadas do número 156, que relatam solicitações de serviços, passando pela fiscalização dos trabalhos que estão em execução pelas equipes de manutenção e implantação (serviços terceirizados ou da própria Secretaria). “Tudo é monitorado a partir do SIG. Nosso corpo técnico e as empresas terceirizadas trabalham conectados em um tablet e toda a ação executada é registrada no sistema. Esperamos, em breve, uma melhora na qualidade de atendimento à população”, explica o diretor Fábio Ribeiro de Camargo.

As demandas do 156 também são registradas automaticamente no novo software, o que agiliza o processo de acompanhamento e resolução dos problemas apontados pela população na área de iluminação pública. “Há uma melhora no gerenciamento das informações que recebemos e, a partir disso, podemos controlar melhor os serviços de manutenção que são realizados em nossa cidade por empresas terceirizadas”, diz Camargo.

Além desta parte operacional, o sistema também permitirá melhorar o planejamento de ações na área de iluminação pública, priorizando atendimentos emergenciais, dando base para novos projetos e integrando as ações do departamento.

A apresentação do novo sistema de gerenciamento foi feita no final de março aos funcionários do Departamento de Iluminação que, durante os próximos meses, vão passar por um treinamento junto aos desenvolvedores do software. “Com certeza será uma evolução na forma de prestarmos atendimento à população e de fazermos gestão dentro do departamento de iluminação pública”, afirmou o diretor. O investimento neste sistema foi de R$ 1,5 milhão.

Plano

Camargo destacou que uma cidade com o porte de Curitiba comporta diferentes sistemas tecnológicos de georreferenciamento de Iluminação pública. “Os sistemas devem identificar os tipos de lâmpadas e luminárias utilizadas na cidade e suas respectivas potências, mas também informar sobre a garantia dos produtos aplicados e serviços executados, emitir alarmes indicativos de atraso ou dificuldades nos atendimentos e informar sobre o desempenho das equipes. São com essas informações que vamos trabalhar”, contou.

A evolução no processo de gerenciamento de iluminação pública (IP) de Curitiba é mais uma das ações que integram o novo Plano de Iluminação Pública de Curitiba lançado pelo prefeito Gustavo Fruet em 2015 e que está em execução desde o ano passado.

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