Prefeitura de Pinhais entrega a primeira ciclofaixa da cidade

Prefeitura de Pinhais entrega a primeira ciclofaixa da cidade

por Noelcir Bello

DSC_5099

A Avenida Maringá está passando por uma incrível transformação. Ciclovia, ciclofaixas, canchas, academias ao ar livre e diversos outros equipamentos públicos estão sendo implantados entre as duas faixas da via, acompanhados por um belo gramado e árvore.

A nossa reportagem conversou com os comerciantes e moradores locais, além dos transeuntes que utilizam a avenida como rota para seus trabalhos ou casas, para saber o que eles acharam das obras propostas pela Prefeitura. Pudemos constatar a satisfação estampada em seus rostos e em seus comentários, ao comentarem sobre as melhorias realizadas na Avenida Maringá.

Segundo Salete, moradora da região há mais de 20 anos, antes da atual administração municipal assumir a Prefeitura ela e sua família tinham um mercado às margens da avenida, porém o fecharam por falta de segurança e infraestrutura da região. “Que pena que os outros prefeitos não se preocuparam em fazer isto naquela época. Por conta do abandono, da falta de segurança, ser assaltada e presenciar diversos acidentes em frente ao meu comércio, decidimos fechar. Porém, nestes anos de trabalho do Prefeito Luizão, as coisas melhoraram muito. Creio que agora está bom para se ter um comércio por aqui. Tenho certeza que os ciclistas que utilizam esta via não irão mais correr riscos de atropelamentos. Parabéns ao Prefeito, eu estou muito satisfeita”, garantiu.

Mais segurança aos ciclistas

O jovem ciclista Robson, morador do Atuba, apontou que a ciclofaixa foi a melhor coisa que a administração poderia fazer, já que ele utiliza, todos os dias, a pista para ir ao bairro Cajuru, em Curitiba, para trabalhar. De acordo com ele, apesar de a lei proteger o ciclista e exigir que os veículos mantenham a distância de um metro e meio para os ciclistas, é muito comum eles passarem por situações muito perigosas, em especial com os caminhões, que, segundo Robson, quase nunca respeitam a bicicleta, e por isso os acidentes são frequentes. “Estou muito feliz por poder contar com esta faixa dedicada apenas para nós, ciclistas. Toda a via foi muito bem pensada, pois esta ciclofaixa é mais larga que a de outros municípios. Tenho a certeza que os acidentes irão diminuir. Agora, já posso sair de casa para trabalhar ou até mesmo passear de bicicleta muito mais tranquilo”, comemorou Robson.

Revitalização era necessária

O mecânico Rogério afirmou que no início das obras sentiu certo desconforto para trabalhar, devido às operações das máquinas e a intensa movimentação dos operários que atuavam na obra. “No começo, foi difícil se acostumar com toda a movimentação. Mas, agora, vejo que era necessário. As pessoas terão mais segurança para transitar e os clientes entenderam que as obras eram necessárias. Todo mundo que passa aqui elogia a transformação que a via vem sofrendo”, disse.

A ciclofaixa está compreendida no trecho entre a Rua Jandaia do Sul e a Rodovia João Leopoldo Jacomel, conta com 1,37 m de largura por faixa e mais 40 cm de área de proteção. O local destinado aos ciclistas já está liberado pela Secretaria de Obras Públicas de Pinhais para a utilização dos mesmos. É importante que os ciclistas utilizem apenas esta faixa e que os motoristas estejam atentos ao trânsito, com o objetivo de evitarem acidentes e multas.

DSC_5076

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress