por Noelcir Bello
Preocupados com a violência e a sensação de insegurança por parte da comunidade, o 22º BPM de Polícia Militar criou a Operação Ímpetus, que se realiza com frequência e sem aviso prévio, objetivando intensificar o policiamento na Região Metropolitana.
A operação Ímpetus alcançou um grande sucesso e já arranca elogios por parte dos moradores de Pinhais. Com números expressivos, as forças de segurança começam a comemorar os bons resultados e garantem que estas operações irão continuar a acontecer por diversas ruas do município.
Ações preventivas
Estas ações preventivas também têm como foco a apreensão de armas, drogas e capturar foragidos da justiça. “Juntamos um grande contingente de policiais militares para atuarmos em Pinhais, através de vistorias a comércios e abordagens a pessoas e veículos, trazendo uma maior sensação de segurança para esse município. Esta operação é feita com frequência em outros municípios que fazem parte da área do 22º BPM”, explica o Comandante Major Roberto Sampaio Araújo.
De acordo com o major Sampaio, mais de 70 policiais militares, divididos em sete módulos móveis, 10 motocicletas e viaturas, participaram da operação do último dia 02, que seguiu até o final da noite. “Ao todo foram 49 pontos de bloqueios em todo o município de Pinhais, sendo sete feitos simultaneamente. Contamos ainda, com o apoio das Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM), da Radiopatrulha e da Companhia GIRO (Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva) do 22º BPM”, contou.
Mais segurança para a população
As equipes policiais foram distribuídas em pontos pré-definidos, com base nos índices de criminalidade, visando reforçar o policiamento na região e propiciar mais segurança à comunidade. Durante a operação os policiais desencadearam bloqueios de trânsito e saturações, além de abordagens a estabelecimentos comerciais.
Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Militar de Pinhais, os índices de violência no município vêm caindo consideravelmente após essas operações. A queda entre o mês de março e abril chegou a 40 por cento nos roubos e 35 por cento, nos casos de furtos. Em um dia de operações, foram aprendidos diversas motocicletas e 4 automóveis que transitavam em situação irregular, além de pequenas quantidades de diversas drogas.