Projeto de golfe atende alunos especiais de Quatro Barras no Alphaville

Projeto de golfe atende alunos especiais de Quatro Barras no Alphaville

qb02

 

Muito além da atividade física, a prática de esportes estimula a concentração, desenvolve a coordenação motora, e fortalece valores como disciplina e respeito ao próximo.

Estes são alguns dos benefícios já alcançados pelo Projeto Golfesperança, uma ação pioneira que hoje atende alunos da Escola Municipal de Educação Especial Joanna Valache, com aulas gratuitas de golfe no Clube Alphaville todos os domingos.

O professor profissional de golfe e diretor esportivo do projeto, Marcos Farias, conta que o projeto nasceu há oito anos em Quatro Barras e é uma iniciativa pioneira no Paraná e no Brasil. Desde o ano passado, o projeto tem a parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação.

Antes da iniciativa, o golfe já estava no dia a dia dos alunos da escola. Todas as segundas, terças e quartas, os 44 alunos matriculados na Escola Joanna Valache participam de outro projeto realizado na própria escola: o Golfe 7. De lá, os alunos que mais se destacaram ou se identificaram com a modalidade foram selecionados para participar do Projeto Golfesperança.

“Temos alunos dos 12 aos 39 anos, e que vem mostrando resultados surpreendentes. O golfe é um esporte de alta complexidade, e eles são muito bons no que fazem”, contou Marcos, que ministra as aulas nos dois projetos.

Torneio

Prova desta evolução foram os resultados conquistados durante o 3º Torneio Golfesperança de Par 3, realizado no último dia 30 no Plaza Itapema Resort e SPA, em Itapema, Santa Catarina. Os alunos viajaram até lá, acompanhados pelos pais e pelo diretor do projeto.

Na 1ª categoria, o aluno Luiz Carlos da Escola Primavera conquistou o 1º lugar; seguido por Izabel Castro em 2º, Marcos Zakarkim em 3º, e Willian Ricardo em 4º (todos da Escola Joanna Valache). Sayane Tomé, da Escola Furukawa ficou em 5º e Wesley, da Joanna Valache, ficou em 6º.

Na 2ª categoria, os seis primeiros lugares também foram conquistados pelos alunos da Escola Joanna Valache: Jonathan em 1º, Thiago em 2º, Emerson em 3º, Marcos Mocelin em 4º, Andressa em 5º e Jehanine em 6º. O aluno Nathan, do Colégio Arlinda Ferreira Creplive, em Quatro Barras, ficou com o 7º lugar e Marcelo, da Escola Reviver Down, ficou em 8º.

Após a premiação dos alunos, o grupo visitou o monumento Cristo Luz, em Balneário Camboriú, encerrando com chave de ouro a participação esportiva no torneio. “É um momento importante para todos, de integração, de interação social, de mostrar o que aprenderam. O golfe vem sendo um projeto maravilhoso, de estímulo ao desenvolvimento e à formação esportiva e cidadã”, disse a Secretária de Educação, Cleusa Zanchettin Heindyk.

Projeto

O crescimento do projeto, segundo o professor, está diretamente ligado às parcerias. “Temos recebido um apoio importante da Secretária de Educação, da Coordenadora de Educação Especial, Leila, e do capitão de golfe, Osvaldo Damus, co-patrocinador do torneio, que acreditam neste projeto como um instrumento de formação cidadã, esportiva e social”, destacou Marcos. Transporte, lanche e as aulas propriamente ditas com toda a estrutura do Alphaville hoje fazem parte da rotina dos alunos especiais.

Tocha olímpica

Outra novidade é a participação da aluna Izabel Castro no revezamento da tocha olímpica. Ela será uma das atletas a carregar a tocha, que passará por mais de 300 cidades até chegar ao seu destino final, no Rio de Janeiro, no dia 4 de agosto. Emoção para ela e para a toda a equipe.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress