Concretagem da trincheira da Av. Jacob Macanhan é concluída

Concretagem da trincheira da Av. Jacob Macanhan é concluída

Foto: Ricardo Almeida / ANPr

pinhais07

As equipes contratadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) concluíram nesta semana a concretagem da trincheira da Avenida Jacob Macanhan, no cruzamento com a Rodovia João Leopoldo Jacomel, a PR-415.

Agora, as equipes vão aguardar a secagem do concreto e, ao mesmo tempo, executar as cabeceiras de acesso à trincheira, para depois liberar o tráfego urbano de veículos. A obra faz parte da duplicação da PR-415, que liga Curitiba, Pinhais e Piraquara, na Região Metropolitana da Capital. O investimento do Governo do Paraná nas obras é de R$ 162 milhões.

A nova trincheira vai interligar as avenidas Jacob Macanhan e Camilo Di Lellis, duas das mais importantes vias de Pinhais. A trincheira tem quase 30 metros de comprimento e para construí-las foram necessárias 11 vigas com 26,7 metros de comprimento, 1,40 metro de altura e peso de 36,4 toneladas cada.

Com a conclusão dessa etapa, as equipes devem iniciar em duas semanas, caso não chova, as escavações da trincheira. A escavação vai permitir que o DER comece a construir a nova pista da rodovia, que passará por baixo da via urbana. Neste período também serão executadas as obras para a construção das vias marginais da trincheira, que vão permitir o acesso ao comércio local.

Outra etapa prevista para iniciar ainda neste mês é o início da construção do viaduto da PR-415, com o cruzamento da via férrea. As equipes estão concluindo os últimos ajustes e medições de campo iniciar os trabalhos. Com a obra, parte do trânsito será desviado para acessos que já foram construídos.

Duplicação

Serão duplicados 14 quilômetros da Rodovia João Leopoldo Jacomel (PR-415). Também serão construídos um viaduto com 200 metros, próximo ao Carrefour, e uma trincheira na Avenida Jacob Macanhan. As pontes sobre os rios Iraí, Piraquara e Atuba serão alargadas, com a inclusão de novas pistas.

As obras incluem ainda uma alça de retorno, dois bolsões de retornos, 14 quilômetros de calçadas e ciclovias, oito passarelas, seis muros de contenção, um muro de arrimo na adutora da Sanepar e iluminação central em todo o trecho.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress