Com o objetivo de deixar a cidade mais limpa e principalmente livre de doenças, a Prefeitura de Colombo realiza ações de limpeza nos bairros frequentemente.
Porém, para que a medida seja mais efetiva é necessário que a população se conscientize e também cuide dos terrenos vagos e áreas de calçadas.
“Preservar os terrenos desocupados limpos é uma questão de cidadania. Valoriza a região e não prejudica os vizinhos nas áreas de saúde e segurança”, destacou a prefeita Beti Pavin.
Os serviços de limpeza acontecem periodicamente seguindo um cronograma das Secretarias de Obras e Viação e Meio Ambiente, que conta com uma equipe de recolhimento, caminhão e maquinário. Mensalmente são retiradas cerca de duas mil toneladas de entulhos e 840 toneladas de resíduos vegetais. Também foram roçados 500.000,00 m² de espaços públicos.
O secretário de Obras e Viação, Agnaldo Santos pede a colaboração da população para que o trabalho seja eficaz. “Percebemos que após a retirada do lixo e limpeza dos locais alguns moradores voltam a despejar entulhos e todo tipo de resíduo em lugares impróprios e isso é errado. Precisamos que todos entendam que cada um é responsável pelo lixo que produz e deve descartá-lo de maneira correta,” declarou o secretário da pasta, Agnaldo Santos.
Manter os terrenos e passeios sem acúmulo de lixo, entulhos e mato alto, deixa a cidade mais limpa e evita à proliferação de insetos e animais peçonhentos. O trabalho da prefeitura envolve a retirada de entulhos das vias e calçadas, recolhimento de lixo das ruas, roçadas de canteiros, coleta de madeira e mobílias, além de resíduos vegetais como, restos de vegetação e galhos de árvores.
Fiscalização
A Secretaria De Meio Ambiente realiza a fiscalização de terrenos vagos no município e caso encontre irregularidades no local, como por exemplo, entulhos e mato muito alto e lixo, o proprietário do imóvel será notificado pela prefeitura. O dono terá 30 dias após ser notificado para regularizar a situação.
Se nada for feito, ele será autuado e multado em R$ 300 para ser feita a limpeza do terreno. Se o cidadão não realizar a limpeza do terreno, a prefeitura faz a limpeza e coloca o valor da taxa e da multa em dívida ativa com o município.
Se o problema estiver em frente às casas e na área da calçada, o proprietário do imóvel poderá contar com a coleta seletiva e orgânica disponibilizada pela prefeitura. “Todos devem estar atentos aos cuidados com a limpeza próximos as suas casas. Os vizinhos também podem ajudar a preservar os terrenos, dessa maneira todos são beneficiados”, frisou o Secretário de Meio Ambiente, Evandro Busato.
A atividade é uma medida voltada à saúde pública e bem estar social. “Quando se tem bairros e ruas limpas, se garante mais qualidade de vida e menos índices de doenças, além disso, quando realizamos o descarte correto do nosso lixo estamos contribuindo com o meio ambiente e isso é essencial”, destaca Busato.
A população também deve participar atuando como um segundo agente fiscal para manter limpos os bairros. Caso alguém identifique uma situação passível de fiscalização, deve denunciar.