Marquinhos inaugura Teatro Municipal e Parque da Águas em Piraquara

Marquinhos inaugura Teatro Municipal e Parque da Águas em Piraquara

WSC_1379

 

As solenidades de inauguração reuniram autoridades, personalidades, empresários e centenas de munícipes no último final de semana.

Os dias 1º e 2 de abril vão ficar marcados para sempre na história e na memória dos piraquarenses. Na sexta-feira, à noite, e no sábado, pela manhã, duas grandes obras foram inauguradas em Piraquara – o Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza e o Parque das Águas Jacob Simião. Ambos no Centro da cidade.

Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza

WSC_1290

Construído especialmente para incentivar o desenvolvimento e a valorização da cultura local, o Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza, inaugurado no dia 1º, dará mais oportunidades para os artistas do município mostrarem seus trabalhos. Além disso, a população poderá, agora, assistir bons espetáculos e conhecer os talentosos atores, músicos e interpretes da cidade.

O investimento total para a construção do prédio foi R$ 469.362,80. São 315m² de área, com salas multiuso, espaços de convivência, banheiros adaptados, anfiteatro e estacionamento.

Uma grande conquista

Para o Prefeito Marcus Maurício de Souza Tesserolli, o Marquinhos, esta é uma grande conquista da população e uma grande oportunidade para os artistas locais. “Piraquara é uma cidade que sempre respirou cultura. Nas décadas de 30, 40, 50 [devido às dificuldades de acesso e a carência de transporte], o município ficava muito longe da capital, e com isso as atividades culturais aconteciam aqui mesmo. Mas, com o tempo isso foi mudando, e a inauguração desse Teatro é um resgate da história, inclusive com a homenagem a uma das pessoas que, naquela época, faziam com que a cultura se mantivesse viva”, ressaltou orgulhoso o Prefeito. O gestor municipal destacou ainda a valorização da cultura. “Temos uma cidade em pleno desenvolvimento, e este é um teatro com portas abertas para receber as diversas manifestações culturais, como música, teatro, cinema… Enfim, uma oportunidade de valorizar e aproximar o artista local da população”, completou Marquinhos.

Projeto antigo

Segundo o Prefeito, a obra foi viabilizada com recursos do Ministério da Cultura, através de projeto apresentado quando ele era vereador, em 2008. “Desde aquela época, a história deste projeto vem se desenrolando. Então, quando assumi a Prefeitura, uma de minhas primeiras ações foi resgatar projetos engavetados, como o Parque das Águas e o Teatro Municipal, que agora se tornaram uma realidade”, comemora Marquinhos.

Homenagem

Familiares da artista que deu nome ao Teatro estiveram presentes e receberam uma homenagem pela contribuição dada por Heloína Ribeiro de Souza ao fomento da cultura em Piraqurara. Albino José de Souza Filho, o primogênito, que representou a família, recebeu uma placa de agradecimento das mãos do Prefeito Marquinhos.

Realidade

A poetisa piraquarense Adélia Maria Woellner representou a classe artística da cidade no evento. “Em Piraquara não havia um espaço adequado para apresentações artísticas, mas quando o Prefeito Marquinhos assumiu, fui até ele com uma lista de sugestões, e uma delas era a construção de um Teatro, que hoje está se tornando realidade”, declarou Adélia

Primeira apresentação

A cerimônia de inauguração do Teatro Municipal contou com as presenças do Prefeito Marquinhos, Vice Antunes, Primeira Dama Ana mazon, secretários, vereadores, familiares de Heloína e diversos outros convidados. Na oportunidade, todos tiveram ainda a oportunidade de assistir um vídeo sobre a construção do Teatro e um clipe com belas paisagens de Piraquara. Para encerrar o evento, o Grupo Seresta Urbana, de Curitiba, fez a primeira apresentação no novo Teatro, encantando a platéia com belas músicas.

Programação

O Teatro Municipal de Piraquara já iniciou sua programação. Confira algumas:
Dia 8, Sexta-feira, partir das 19 horas: Orquestra de Violão da SMCEL, Flávia Velozo, Melissa Torquato, Rodolfo e Luan, Fernanda Andrade.
Dia 9, Sábado, às 17 horas: I Mostra de Dança de Piraquara.
Dia 11, Segunda, às 15 horas: Apresentação do grupo de dança do Teatro Guaíra, com o espetáculo Olimpo.
A lotação máxima do Teatro é de 135 lugares.

Parque das Águas Jacob Simião

WSC_1355

No dia 2 de abril, a população de Piraquara ganhou o seu primeiro grande espaço de esporte e lazer, o Parque das Águas Jacob Simião. Muito esperado pela população, o Parque teve seu projeto interrompido por um logo tempo, sendo retomado na gestão de Marquinhos. Para reiniciar as obras, o atual Prefeito precisou adequar o projeto às necessidades da comunidade e assumir o compromisso de execução junto à Caixa Econômica. Hoje, a tão sonhada e esperada área de lazer do município se tornou uma realidade. No dia da inauguração, famílias inteiras participaram da cerimônia e puderam aproveitar o espaço durante todo o dia. Para o Prefeito Marquinhos, a inauguração do Parque das Águas faz parte do resgate da autoestima dos munícipes, que se orgulham de dizer que moram em Piraquara. “Este é o parque da família piraquarense”, destacou Marcus Tesserolli.

Prefeito Luizão marcou presença

Presente ao evento, o Prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, parabenizou a Administração Municipal e a população. “Essa é uma grande conquista da atual gestão e da população de Piraquara, que não tinha nenhuma área de lazer na área central. Foram muitos anos de espera, mas, agora, o Prefeito Marquinhos está presenteando os piraquarenses com esse lindo Parque”, disse Luizão.

Sonho realizado

WSC_1403

Ana Mazon Tesserolli também relatou sua alegria. “A sensação é de arrepiar. Eu e muitas mães, famílias inteiras, que moramos nesta cidade, com um rico patrimônio natural, onde o bem mais precioso é a água, ironicamente, não tínhamos um lugar na área central para levar as crianças, fazer uma caminhada, refletir, ler, apreciar natureza. Agora, o sonho virou realidade”, declarou Ana.

Para Mounir Chaowiche, presidente da Sanepar, o Parque representa a entrega da cidade para a população. “Já se vê a alegria, a descontração de toda a população, que participa com o lazer e as atividades físicas. Para nós da Sanepar, que valorizamos a água e o meio ambiente, um lugar como esse é muito importante”, disse Chaowiche.

Familiares de Jacob Simião, que dá nome ao Parque, também foram homenageados durante à solenidade de inauguração.

Para simbolizar a entrega do Parque das Águas à população, alunos da Rede Municipal, escoteiros e diversas outras crianças deram um abraço simbólico no lago e soltaram balões com sementes de Crotalária, planta conhecida por atrair insetos que se alimentam das larvas e também do mosquito Aedes aegypti.

População comemora

Integrante do Rotary Club de Piraquara, Aroldo Biss contou que o lugar faz parte da sua infância e adolescência, e hoje é um orgulho receber este presente.

Caio Henrique Scarante Mazon esteve na inauguração e já aprovou o espaço: “o Parque foi uma grande conquista para Piraquara. Agora, não precisamos mais ir para outras cidades passear e curtir a natureza. Temos uma belíssima área de lazer bem pertinho”, comemorou Caio
Gislaine Andreatta Galerani contou que estava na expectativa há muito tempo. “Há 20 anos moro aqui, e sempre pensava: porque que Piraquara, um lugar de tanta natureza, não tinha um Parque. Que bom que ainda vai dar tempo de os meus filhos aproveitarem esse belo espaço”, argumentou.

Sonia Jagher revelou que faz muito tempo que os piraquarenses sonham em ter um espaço de lazer, diversão e atividades físicas para as crianças, adultos, idosos. Este Parque está melhor do que eu imaginava, Estou muito feliz, até que enfim nosso sonho está sendo realizado”, agradeceu

Rafael Jagher diz estar muito feliz com a inauguração do Parque das Águas. “Espero que esse espaço projete o nome da cidadepara todo o Brasil”, torce.

Vista privilegiada

Liliane e Décio, que moram em frente ao Teatro, que fica dentro do Parque das Águas, contam como era antes o local. “Isso era um pântano, só mato. Hoje, a sensação que temos é de vitória para nossa família e todos os munícipes. Com a atual Administração, eu vejo os impostos sendo muito bem administrados e investidos em prol da população”, declaram.

Graças ao bom trabalho do Marquinhos e sua equipe a cidade ganhou um espaço exclusivo para eventos culturais e artísticos, além de um Parque maravilhoso. Sempre tivemos o costume de sentar na frente da nossa casa, mas agora faremos com mais alegria, porque temos essa linda vista”, contam.

Opções à população

Com mais de 36 mil m², o Parque das Águas oferece opções para todas as idades. Em sua estrutura conta com dois lagos, dois vertedouros, decks, mirantes com vista panorâmica, palco, arquibancada, pista de caminhada, parque infantil, academia ao ar livre, quiosque, banheiros, bancos, paisagismo e arborização.

Apoio da PM

A segurança do Parque e do Teatro ficará a cargo do Departamento de Segurança Pública e Patrimonial de Piraquara, com o apoio da Polícia Militar. O Tenente Coronel Eroni afirma que a PM marcará presença, para que os munícipes e os visitantes possam se sentir seguros. “Faremos o patrulhamento para que pessoas com más intenções não criem problemas”, declarou.
O Parque está aberto para a população diariamente das 6h à 20h.

WSC_1398

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress