Como parte das comemorações dos 24 anos de emancipação política de Pinhais, a Prefeitura inaugurou o Centro de Formação dos Profissionais da Educação – Cenforpe II
Mais um espaço voltado à capacitação profissional e que abrigará grandes eventos foi inaugurado na última quinta-feira (17). Como parte das comemorações dos 24 anos de emancipação política de Pinhais, a Prefeitura inaugurou o Centro de Formação dos Profissionais da Educação – Cenforpe II.
O prédio está localizado no Complexo da Secretaria de Educação de Pinhais, no bairro Weissópolis. O espaço conta com dois pavimentos, salas técnicas para formação, museu escola, lanchonete, laboratório de informática, biblioteca, videoteca, área administrativa e átrio para exposições, sendo todos os ambientes adaptados à acessibilidade. Ao todo, são quase 1.500 metros quadrados de área construída.
O prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, afirmou que este é o resultado do esforço, mesmo num momento de crise, de continuar a investir na cidade. “Nós estamos na contramão da crise e do descrédito enfrentado por muitas administrações públicas. Se hoje temos uma das melhores avaliações deste país, isto se deve ao comprometimento dos diversos profissionais envolvidos. Neste caso, presenciamos o resultado do esforço para inaugurar mais um belíssimo e bem estruturado espaço voltado à capacitação profissional”, declarou o prefeito de Pinhais.
A secretária de Educação, Andréa Franceschini, destacou que este novo espaço tem uma dinâmica inovadora e permite que aconteçam trocas de conhecimento. “Temos constatado que nossas formações auxiliam os profissionais da educação a atuarem como sujeitos da sua própria formação. Também possibilita que haja um repensar das práticas pedagógicas”, afirma a secretária.
Formação Continuada
O novo prédio, assim como o Cenforpe I (inaugurado em 2011), também será utilizado pelos professores e demais colaboradores da educação pinhaiense, para formações continuadas, cursos suplementares e ações pertinentes à educação.
Com 921 metros quadrados e 600 lugares de capacidade, o Cenforpe I é palco dos mais variados eventos realizados no município. Trata-se de um espaço único com estrutura e qualidade para que os educadores desenvolvam seu potencial epossam aplicá-lo nas escolas. Neste sentido, ganham destaque as edições do Seminário Internacional de Educação que reúnem todos os anos centenas de participantes vindos das mais variadas regiões.
Quarteto Iguaçu
O Quarteto Iguaçu esteve presente no evento e conduziu uma belíssima apresentação. O grupo oferece aulas gratuitas no Cenforpe II, de violino, viola, violoncelo e prática de orquestra, para crianças e adolescentes em idade escolar. Mais informações pelo site www.quartetoiguacu.com.br.
Presenças
Estiveram presentes no evento de inauguração, as secretárias de Administração, Rosa Maria de Jesus Colombo; de Assistência Social, Rosangela Batista; de Saúde, Adriane da Silva Jorge; e os secretários de Governo, Lukala Nóbrega; de Desenvolvimento Econômico, Genésio de Siqueira Junior. Representando o Legislativo Municipal, o presidente da Casa, Gilberto Hartkopf, as vereadoras Cecilia Padovan da Saúde e Jane Carteira, os vereadores Marcinho, Passarinho, Carlinhos do Elisa, seu Oswaldo da Igreja e Ari Valdir. Também prestigiaram o evento, servidores municipais; o professor Célio Leite; o idealizador do projeto Quarteto Iguaçu, José Maria Magalhães e o maestro adjunto da Orquestra Sinfônica do Paraná, Paulo Torres.