Os “Agentes de Leitura” promoverão atividades de incentivo à leitura para crianças e adolescentes, em bibliotecas públicas municipais e em outros espaços públicos
Pinhais está oficialmente na lista de municípios integrantes do Projeto Agentes de Leitura. A iniciativa tem como principal objetivo a promoção da leitura e cidadania, com a formação dos agentes que serão multiplicadores deste lema em suas comunidades. A ação é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura, Biblioteca Pública do Paraná, Programa Família Paranaense e apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Além de Pinhais, os “Agentes de Leitura” atuarão inicialmente em Apucarana, Foz do Iguaçu e Paranaguá, com a promoção de atividades de incentivo à leitura para crianças e adolescentes, em bibliotecas públicas municipais e em outros espaços públicos. Nestes locais, serão realizadas rodas e oficinas de leitura, contação de histórias, oficinas de poesia, mediação de leitura, entre outras atividades. Cada município receberá um acervo de mil livros, que será utilizado nos atendimentos feitos pelos agentes. Ao término do projeto, as publicações serão doadas aos municípios.
Durante o mês de fevereiro, os agentes de leitura e articuladores participam de cursos de formação e preparam as atividades a serem desenvolvidas a partir de março.
Para o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, a literatura tem o poder de promover a reflexão. “A literatura tem esse poder de nos tocar e fazer pensar, refletir. Eu não vejo uma sociedade sem literatura, sem um livro. Ter um livro nas mãos é uma relação fantástica e fenomenal, que não podemos deixar de proporcionar aos jovens”, destaca Fiani.
Já o Prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, disse que esta será uma oportunidade de abrir as portas para um mundo melhor. “A leitura nos faz enxergar as coisas de uma maneira diferente. Esta parceria é importante e irá reforçar os projetos que realizamos, aliado ao que já possibilitam nossas bibliotecas, assim oferecemos mais uma opção de acesso à leitura e cultura”, afirmou o prefeito Luizão.
Solenidade de lançamento
O lançamento do projeto foi realizado em Pinhais na sexta-feira, dia 19. Participaram do evento o prefeito de Pinhais, Luizão Goulart; o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani; coordenadora adjunta do Programa Família Paranaense, Alzenir Sizanoski; secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Pinhais, José Martins; da Secretaria Municipal de Assistência Social, Leoni Aparecida da Silva; representante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Leandro Meller; diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Rogério Pereira; presidente do Conselho Municipal da Cultura, Márcia Mocelin; vereadora Márcia Ferreira; secretária de Assistência Social de Apucarana, Márcia Regina de Souza.