por Noelcir Bello
Um estilo diferenciado com muita qualidade, a mistura na doze certa entre ritmos, a principio inusitados, porém o resultado ficou perfeito.
A Banda Masthodontes, composta por seis grandes amigos, Kleber Nelson Gonçalves (vocal), Anderson Giardino (guitarra), Marcelo Mozart (baixo), Diogo (guitarra), Wellinton (teclado) e André Rossi (bateria), está finalizando a gravação de seu primeiro EP, com seis músicas, que estará a disposição do público no inicio de março deste ano. Assim como as letras de suas composições, o bate papo com os os integrantes da banda foi descontraído. Boa conversa, muitas risadas e um pouco da história da Masthodontes.
Lynyrd Skynyrd como inspiração
Os amigos que curtem o Rock desde crianças, influenciados por seus pais, se encontraram há seis anos com o propósito de fazer um som agradável aos ouvidos de seu público. Os primeiros a lançar a ideia foram Anderson e Kleber, na época com ênfase nos shows covers da banda Lynyrd Skynyrd. Logo em seguida, foram sendo influenciados por seus gostos pessoais por Teixeirinha, Léo Canhoto e Robertinho e alguns country roots americanos, como Hillbilly Rawhide e a grande banda paranaense Blindagem. Todos os integrantes gostam da junção de estilos para fazer algo entre rock e country. Sendo assim, surgiu a primeira música, chamada Roleta Russa, com a qual a Masthodontes participou do festival da Rádio Mundo Livre. Naquela oportunidade, a música foi escolhida a melhor, de forma esmagadora, pelo público presente que votava. Por isso, ela saiu na coletânea do Southern Rock Brasil, sendo elogiada pelo guitarrista fundador da banda Nazareth.
Motivação após elogio do Nazareth
O reconhecimento do público e o elogio de um guitarrista de fama internacional acabou motivando ainda mais os componentes da Masthodontes, que continuaram a fazer boas músicas. Todos participam das composições, mas é o André que dá inicio às letras, e o Kleber faz a música. Nelas são priorizados os seguimento dos filmes de bang bang, faroeste, e a vida boemia dos bares. Foi assim que surgiu a inspiração para a música Cartas, que em sua letra conta pequenas histórias. Entre outras composições da Masthodontes podemos destacar: Roleta Russa, Lágrimas de Whisky, Tiro no Escuro e Dono do Inferno. Sempre valorizando as letras escritas em português, para que todos entendem, apesar de já ter muitos fãs nos Estados Unidos e cantar músicas em inglês nos shows.
Lançamento de EP no aniversário de Pinhais
O lançamento do EP intitulado “Cartas”, com cinco músicas, previsto para março, mês do aniversário de emancipação de Pinhais, será mais um presente para a cidade e sua população. A banda tem a intenção de, cada vez mais, mostrar músicas próprias, deixando o cover em segundo plano, sem abandonar as características iniciais que compõem seu estilo diferenciado. Junto com o lançamento do EP estão as expectativas de abertura de novas portas para muitos shows, vender mais camisetas da banda, participar de programas de rádios. Enfim, se tornar mais conhecidos. “O público que acompanha a banda, atualmente, é bem variado, de adolescentes até da melhor idade. Após os shows, muitos elogios são freqüentes, e isto nos motiva cada dia mais, por isso estamos trabalhando com a intenção de, até o final do ano, lançar um CD com novas músicas, revela Anderson. Para André, a música é um hobby, mas também um sonho de vida. “Levamos muito a sério e estamos prontos para fazer sucesso, completa o baterista. Já para Kleber, a banda toca com simplicidade e espontaneidade, sem mentiras e artificialidade, sem a preocupação de agradar apenas comercialmente.
Poucos espaços para o Rock
Para os integrantes da Masthodontes, a maior dificuldade encontrada pelas bandas de Rock tem sido a falta de locais para tocar. “É incrível pensar que na Região Metropolitana de Curitiba existam poucos espaços para o Rock. Mas, gostamos muito da idéia do Portuga’s Pub, onde já tocamos e, com certeza, voltaremos outras vezes. Temos feito muitos shows em casas como a Blood Rock Bar, em Curitiba, onde temos até fã clube. Já tocamos em Ponta Grossa, Campo Largo e estamos preparando uma turnê, no mês de março, para a região Sudoeste do Paraná”, contam. Para Kleber, depois do sucesso no Festival da Mundo Livre, seria muito importante que se tivessem mais festivais de músicas autorais, para que novas bandas pudessem surgir.
Banda na internet
Saiba mais sobre a banda acessando www.masthodontes.com.br, Face: masthodontes, soundcloud.com\masthodontes, e-mail bandamasthodontes@gmail.com, ou pelos fones 41 8825-4252 (Anderson), 41 9603-5059 (André).