O Núcleo de Justiça Comunitária de Pinhais promoveu nesta semana uma capacitação com os agentes comunitários.
A ação foi realizada no Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), localizado no bairro Centro. Durante o encontro, a equipe do CRDH apresentou os serviços prestados no local, abordou temas relacionados aos direitos humanos e motivou os participantes com o compromisso de defesa e promoção destes direitos.
Os Agentes Comunitários são pessoas que atuam, voluntariamente, na área de abrangência de sua residência, na resolução de conflitos individuais e comunitários e que desenvolverão atividades como mediação comunitária de conflitos, educação para direitos humanos, animação de redes sociais, entre outros.
O Projeto Justiça Comunitária tem como objetivo contribuir para a democratização do acesso à justiça em áreas de situação de vulnerabilidade social, com a realização de atendimento em direitos e mediações comunitárias, por meio da capacitação de cidadãos em técnicas de mediação de conflitos, articulação dos parceiros locais e educação para os direitos, inserindo a cultura do diálogo nestas comunidades.
CRDH Pinhais
O equipamento é fruto de um convênio com o Governo Federal, por meio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. A equipe que atua no CDHR é formada por advogados, assistentes sociais e psicólogos, que realizam ações de promoção aos direitos humanos. No local, são oferecidos cursos de capacitação, oficinas, trabalhos com a comunidade, com foco na humanização, à transformação social e à emancipação do cidadão.