Estiveram reunidos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias e demais representantes da Secretaria de Saúde, para debater o enfrentamento da microcefalia e dengue
A Secretaria de Saúde de Pinhais realizou um encontro com os agentes comunitários de saúde (ACS) do município, com o objetivo de repassar as determinações e orientações do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde relativas ao enfrentamento da microcefalia e dengue. Também participaram da reunião, que ocorreu na última terça-feira (2), agentes de combate às endemias (ACEs) e representantes das unidades de saúde.
O Ministério da Saúde declarou situação de emergência em Saúde pública Nacional e em virtude deste fato diversas ações foram deflagradas. “Em dezembro de 2015 houve a publicação da Portaria 2121/15, que altera a Portaria 2188/11 e reforça as atribuições dos membros das equipes de atenção básica e dos agentes comunitários de saúde no combate a vetores”, explica a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Vanessa Loyola Fontoura.
Segundo Vanessa, os agentes comunitários de saúde terão que inserir em suas visitas de rotina orientações e vistorias de combate ao vetor da dengue e eliminação dos possíveis criadouros do mosquito. “No momento mobilização é a palavra de ordem bem como a integração entre ACS e ACEs. Além disso, o combate ao mosquito Aedes aegypti deve ser uma ação contínua inserida na rotina da população”, reforça a diretora, que acrescenta ainda que os fiscais de Vigilância Sanitária também irão incorporar a vistoria para a dengue em suas ações de rotina.
Em Pinhais, diversas ações têm sido colocadas em prática e o trabalho já realizado pelas equipes da área da saúde, por exemplo, está sendo reforçado. Dentre as estratégias organizadas para o enfrentamento desta situação, no dia 6 de fevereiro, próximo sábado, o município participará da HORA H de combate ao mosquito. Neste dia, proposto pela Secretaria Estadual da Saúde, serão realizadas diversas ações educativas, e no dia 13 também haverá atividade. “Os fiscais de Vigilância Sanitária também a vistoria para a dengue em suas vistorias de rotina, além das ações diárias dos Agentes de endemias que não serão interrompidas.