Haline Siroti é contra o fechamento das escolas de educação especial como as da APAE

Haline Siroti é contra o fechamento das escolas de educação especial como as da APAE

Câmara Municipal de Pinhais

Sessão do dia 20/05/2025

A vereadora Haline Siroti (PSD), no Grande Expediente, convidou a comunidade para ver a exposição, instalada no hall de entrada da Câmara Municipal de Pinhais, ”Quebrando Preconceitos”, de Lílian Abreu, produtora, fotógrafa e mãe de um menino autista de oito anos. ”A exposição aborda com muita delicadeza a diversidade do Autismo pelo olhar de uma mãe de autista e fotógrafa. Muito linda a exposição que promove conscientização sobre a diversidade”, convidou.

A parlamentar declarou apoio a escolas que atendem alunos que necessitam de educação especial, a exemplo da APAE e outras. ”Sou professora, sei da importância e da necessidade de inclusão de alunos com deficiência e com neurodiversidade, a exemplo do Autismo, nas escolas regulares. Mas, também, reconheço que, em certos casos, o melhor a fazer é contar com o apoio de uma equipe especializada numa escola de educação especial. Ambas as modalidades de ensino são de grande importância. Então, declaro meu apoio a escolas especializadas que vêm sofrendo pressão para que sejam fechadas. Aqui, em Pinhais, temos uma escola da APAE que funciona muito bem. Conta com equipe multidisciplinar, a exemplo de psicólogos e de atendimento odontológico. Inclusive, trago, aqui, o depoimento de uma pedagoga e mãe de um aluno de onze anos, com paralisia cerebral e deficiência intelectual desta escola, e que relata muita satisfação desde que o menino ingressou, há dois meses“, contou.

 

Dr. Marcos Ceschin questiona oposição de petistas a abertura de CPI do INSS

No Grande Expediente, o vereador Dr. Marcos Ceschin (MDB) questionou na tribuna o porquê dos parlamentares petistas não quererem assinar a favor da abertura de uma CPI para investigar os descontos indevidos a aposentados e pensionistas do INSS. “Não é questão de ser de esquerda ou de direita. Não tenho nada contra a esquerda. Sou de direita, e o que repudio é a corrupção. Inclusive, não morro de amores pelo Bolsonaro. Aliás, minha esposa era bolsonarista, não quis tomar a vacina e morreu de COVID-19. Se tivesse tomado a vacina, poderia ainda estar conosco. Contudo, durante o governo do ex-presidente, foi encaminhada uma Medida Provisória, a MP 871, proibindo descontos a pensionistas e aposentados. A MP prévia que eventuais descontos deveriam ser revisados, anualmente. A MP passou no Congresso, apesar dos petistas terem sido contra. Assim que voltou o governo do PT, a Medida Provisória não foi mais atualizada. Somam-se cerca de R$6,5 bilhões em descontos indevidos. Dizem que os roubos iniciaram no governo Bolsonaro. Mas por que, então, agora os petistas não querem assinar a CPI, se a culpa seria do Bolsonaro? Deixo essa reflexão, aqui”, questionou.

 

Dr. Airton da Silva destaca comprometimento da prefeita Rosa Maria com regularização fundiária

O vereador Doutor Airton da Silva (Republicanos), nas Explicações Pessoais, garantiu o comprometimento da gestão da prefeita Rosa Maria em atender 100% da demanda por regularização fundiária no município. “Desde 2013, a Casa tem aprovado projetos de lei encaminhados pelo Poder Executivo para regularização fundiária. De agora em diante, podemos viabilizar pelo REURB, uma nova lei que começou a ser aplicada no município. As moradias do Sol Nascente I e II deverão ser regularizadas pelo REURB. E temos no Maria Antonieta, no Vargem Grande, no Tiradentes, que também serão feitas a partir da nova lei”, explanou.

 

Leandro do Zezinho sugere implantação na Casa de projeto, da pasta de Meio Ambiente, sobre lixo 100% reciclável

O vereador Leandro do Zezinho (PDT) elogiou, ao discursar no Grande Expediente, projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, “Secretaria 100% Reciclável”. O vereador sugeriu à Presidência da Casa que o projeto seja, também, implantado na Câmara Municipal de Pinhais. ”Quando trabalhei na Secretaria de Meio Ambiente, vi esse projeto sair do papel, feito por gente muito competente, como as servidoras Liliane e Michele, e o servidor Pedro, do Horto Municipal. Em um ano, a Secretaria já conseguiu coletar e separar cerca de 8 mil quilos de lixo reciclável, que deixarão de ir para o aterro de Fazenda Rio Grande. Outras secretarias, também, já estão implantando esse projeto. Meus parabéns à secretária Rosana Boeira e aos servidores. Sugiro à presidência fazer aqui na Casa, também. Se necessário, poderemos chamar os servidores responsáveis para uma explanação sobre o projeto“, sugeriu.

Compartilhe:

Foto de Vanessa Martins de Souza

Vanessa Martins de Souza

Jornalista responsável dos jornais do Grupo Paraná Comunicação (A Gazeta Cidade de Pinhais, A Gazeta Região Metropolitana, Agenda Local e Jardim das Américas Notícias)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress