Pelo quarto ano consecutivo, a Secretaria Estadual da Saúde está ofertando testes rápidos, exames e outros serviços gratuitos na orla da praia durante a temporada de verão.
Tendas de atendimento foram montadas na praia central de Guaratuba; no balneário de Caiobá, em Matinhos; e no balneário de Ipanema, em Pontal do Paraná.
O serviço funciona todos os dias, das 8h30 às 16h30, e conta com o apoio das equipes municipais e regionais de saúde. Em uma semana de funcionamento, as tendas já receberam mais de cinco mil pessoas, entre veranistas e moradores locais.
Um balanço parcial, divulgado na sexta-feira (15), aponta que em oito dias de atendimento já foram realizados 3.650 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Ao todo, foram identificados três casos positivos de HIV, 15 de sífilis e dois de hepatite B.
“Trazendo esse tipo de serviço à beira da praia, facilitamos o acesso da população a uma série de exames importantes. Também é uma maneira de diagnosticar e tratar precocemente doenças que geralmente não manifestam sintomas em seu estágio inicial”, explica o secretário estadual da Saúde em exercício, Sezifredo Paz.
O procedimento dos testes rápidos é simples e necessita de apenas algumas gotas de sangue retirada do dedo da pessoa. O resultado leva 30 minutos para ficar pronto. “Caso o exame dê positivo, o paciente recebe toda a assistência necessária para começar o tratamento na unidade de referência mais próxima de sua casa”, informa o chefe da Divisão Estadual de Controle das DST, Aids, Hepatites Virais e Tuberculose, Francisco dos Santos.
APROVADO
Quem aproveitou o tempo livre na praia para verificar como estava a sua saúde foi a empresária curitibana Márcia dos Santos da Silva. Ela afirma que a rotina diária dificulta que ela vá a uma unidade de saúde e faça os exames. “Achei uma excelente iniciativa. Aproveitei e trouxe toda minha família para vir aqui dar uma checada na saúde”, declarou a empresária, que está passando as férias em Caiobá.
OUVIDORIA
Além dos testes rápidos, as tendas contam ainda com profissionais preparados para aferir pressão arterial, realizar o teste de glicemia e dar os primeiros socorros às vitimas de acidentes com águas-vivas. Há ainda distribuição de preservativos e materiais educativos com dicas de saúde para o verão.
A Ouvidoria Itinerante do SUS também funciona junto à tenda da saúde. O serviço recebe denúncias, reclamações, sugestões, elogios, pedidos de informação, entre outras manifestações relacionadas à saúde.
Através da ouvidoria, é possível, por exemplo, fazer denúncias para a vigilância sanitária sobre estabelecimentos comerciais vendendo produtos fora do prazo de validade ou atuando em condições irregulares.