“10 Minutos Contra a Dengue” tem como objetivo conscientizar a população e incentivar medidas simples no combate à doença
Quatro Barras dá continuidade à campanha “10 Minutos Contra a Dengue”, para mobilizar e conscientizar os moradores sobre simples ações que podem fazer a diferença no combate à doença.
Mesmo não tendo casos registrados da dengue, a Secretaria Municipal de Saúde alerta para a necessidade da colaboração de todos. O combate ao mosquito Aedes Aegypti requer engajamento e atenção dos moradores, para evitar o acúmulo de água parada.
Além das ações de orientação realizadas em dezembro, com entrega de folders e mobilização de motoristas e pedestres, profissionais da Saúde também percorrem os bairros, visitando residências, terrenos baldios, empresas e comércios para evitar focos dos vetores do mosquito.
10 MINUTOS CONTRA A DENGUE
Algumas dicas para o combate:
1 – Coloque areia no prato dos vasos de plantas.
2 – Mantenha os ralos limpos jogando água sanitária ou desinfetante semanalmente.
3 – Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias etc.
4 – Mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana. Não jogue lixo em terrenos baldios.
5 – Lave os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, baldes etc.
6 – Troque diariamente a água dos bebedouros de animais e aves e limpe-os com escova ou bucha.
7 – Depressões de terreno também são possíveis poças de água parada. Preencha-os com areia ou pó de pedra.
8 – Mantenha caixas d’água, cisternas, tonéis e outros depósitos de água sempre bem fechados, com a tampa adequada, para impedir a entrada do mosquito.
9 – Evite ter bromélias em casa. Mantendo-as, é indispensável tratá-las com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando, no mínimo, duas vezes por semana. Tire sempre a água acumulada nas folhas.
10 – Suspeite de garagens e subsolos. Confira se a água da chuva que cai nas calhas circula.
11 – Limpe constantemente as calhas, remova tudo que possa impedir a passagem da água, a laje e a piscina de sua casa.
12 – Instale a caixa do ar-condicionado de forma que esta não possa acumular água.
13 – Verifique as lajes e telhas, pois também pode haver água parada.
Serviço
Mais informações ou denúncias, entre em contato pelo telefone: (41) 3671-8863 ou pelo e-mail sms@quatrobarras.pr.gov.br.