No calor, a reprodução do mosquito transmissor acontece mais rápido, por isso o Departamento de Vigilância Ambiental de Pinhais destaca que a atenção deve ser redobrada
O calor e o alerta dos noticiários sobre o aumento do número de casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, como Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, faz com que o Departamento de Vigilância Ambiental de Pinhais, destaque que os cuidados devem ser redobrados.
Segundo informações da gerente de Vigilância Ambiental, Cristiane Barros, os mosquitos se desenvolvem em locais simples, como vaso sanitário, baldes, pneus, calhas, poças, pratos de vasos, entre outros. Por isso, é necessário que a população fique atenta e evite pontos de água parada para que o mosquito não se crie”, destaca.
No município, existe o Programa Municipal de Combate a Dengue, onde os agentes de combate a endemias, do Centro de Controle de Zoonoses, realizam periodicamente o controle de vetores e entre eles, o mosquito Aedes Aegypti.
Como é o mosquito Aedes Aegypti?
É um pouco menor que o pernilongo comum, preto, com manchas brancas no corpo e nas patas. Se reproduz em água limpa e parada. Não faz zumbido e se alimenta (pica) principalmente durante o dia.
O que é a Dengue?
É uma doença causada por um vírus, que é transmitido aos seres humanos pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti.
Febre Chikungunya
A Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes Aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus.
Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações, o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.
Zika Vírus
A Zika Vírus é uma doença viral aguda, transmitida principalmente por mosquitos, como o Aedes aegypti, caracterizada por exantema maculopapular pruriginoso, febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, dor articular, mialgia e dor de cabeça. Apresenta evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias.
Quais são os sintomas da doença?
– Febre alta;
– Dor de cabeça;
– Dores fortes nas articulações, na musculatura e no fundo dos olhos;
– Cansaço;
– Náuseas e vômitos e manchas vermelhas no corpo.
ATENÇÃO!
Aparecendo mais de um destes sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima. E lembre-se: remédios para dores ou febres somente com prescrição médica! Alguns remédios são contraindicados em caso de suspeita de dengue.
Serviço
A Gerência de Vigilância Ambiental (GEVAM), da Secretaria Municipal de Saúde de Pinhais, atende reclamações sobre a existência de locais que favorecem o desenvolvimento de mosquito da dengue. O atendimento funciona das 8 às 17h por meio do telefone 3912-5396.