O PSD tem se consolidado como um grande partido em Pinhais e todo o Brasil, diz prefeita Rosa Maria
A Gazeta Cidade de Pinhais: Prefeita, o que a senhora pode dizer à população de Pinhais no que diz respeito ao seu partido, o PSD, e ao trabalho que vem sendo feito pela senhora e sua equipe no município?
Prefeita Rosa Maria: Sou a presidente municipal do PSD, partido que tem se consolidado como um grande partido nacional e estadual. No nosso município, o PSD foi muito bem acolhido, muito bem aceito. Fizemos um Plano de Governo bastante comprometido com as causas sociais e tivemos um êxito muito bom na nossa eleição. Fui eleita com quase 68% de votos e fizemos dois vereadores e uma vereadora. Em nosso partido, o PSD, temos o vereador Anderson Pioco, que é o presidente da Câmara, o vereador Paulão, que é o nosso presidente da Comissão de Justiça e Redação, e a vereadora Aline Siroti, que é a nossa líder de bancada.
A Gazeta: Como a senhora avalia a força do PSD no Município de Pinhais?
Rosa Maria: Hoje o PSD é o partido do governador Ratinho Júnior, e isso tem um significado muito importante para a nossa cidade, pois o governador é um grande municipalista. Isso, inclusive, tem um grande reflexo, um impacto positivo para as políticas públicas que o município vem construindo ao longo desse mandato. E nós temos o compromisso de continuar construindo uma cidade para melhorar ainda mais a vida da população.
Então, eu posso afirmar que o PSD em Pinhais é um partido forte, com muitos filiados. E estamos com boas perspectivas de construção de uma cidade cada vez melhor para que possamos continuar cuidando bem das pessoas.
Somos muito atuantes e bem recebidos em todos os bairros de Pinhais, revela vereadora Haline Siroti
A Gazeta Cidade de Pinhais: Vereadora, a senhora é do PSD, partido da prefeita Rosa Maria e mais dois vereadores. O que a senhora pode falar sobre o partido, e como foi essa eleição por estar no PSD, que é, também, o partido do governador Ratinho Júnior?
Haline Siroti: Isso mesmo. Nós estamos com três vereadores do PSD. O Pioco, que é o presidente da Câmara, o Paulão, que hoje é o presidente da Comissão de Políticas Públicas, e eu, que sou a líder de bancada do partido na Câmara, e a presidente do partido que é a prefeita. Somos parceiros da Rosa Maria e do governador Ratinho Júnior. Tivemos uma ótima aceitação durante a campanha por todos os bairros onde passamos.
Somos muito atuantes, por isso temos o total apoio da prefeita. Conseguimos dialogar com muita tranquilidade com ela quando detectamos demandas da comunidade. Então, repassamos as solicitações para que possa ter um olhar mais atento. E nós estamos muito confiantes no Plano de Governo da Prefeita Rosa Maria, em todas as áreas, como a saúde, com o novo hospital, e a educação, com ampliações de vagas em escolas e CMEIs. Outras demandas que estão sendo atendidas, também, são: cultura, esporte e lazer.
A Gazeta: A senhora é líder de Bancada do PSD na Câmara. Fale um pouco sobre esta responsabilidade?
Haline Siroti: Para mim, ser líder de bancada do PSD na Câmara de Pinhais é uma responsabilidade que exerço com tranquilidade e confiança. Eu acredito muito no trabalho da prefeita Rosa Maria e no plano de governo que ela propôs à nossa cidade. Temos uma gestão comprometida com resultados, pautada pela responsabilidade, pela escuta da população e pelo planejamento sério. Como líder de bancada, meu papel é articular, dialogar e garantir que nossas propostas avancem na Câmara com união e coerência. Trabalhamos em sintonia com o Executivo porque entendemos que quem ganha com isso é a cidade de Pinhais. É gratificante ver que aquilo que defendemos em campanha está sendo colocado em prática, e poder contribuir com isso dentro do Legislativo me enche de orgulho.
A Gazeta: E como a senhora vê a atenção da prefeita com relação aos demais vereadores de Pinhais?
Haline Siroti: A Rosa Maria trata todos da mesma forma. Faz o possível para atender aos pedidos solicitados pelos vereadores. Tivemos a situação da enchente no começo do ano e já esta sendo realizado um trabalho de desassoriamento e outros necessários em toda a extensão dos rios. Na verdade, estamos até fazendo pontos que não são de Pinhais, para que isso não aconteça mais. Dessa forma realizando uma atuação de referência, de pensar na comunidade. Porque não importa de onde vem o problema e qual vereador solicitou o serviço, o importante é resolver e melhorar a vida da população.
A Gazeta: Para finalizar, o que a senhora pode dizer aos seus eleitores e toda a população de Pinhais?
Haline Siroti: Que podem contar comigo. tenho trabalhado muito, conforme me comprometi na campanha. E venho fazendo isso todos os dias, de forma muito profissional. Tenho me qualificado, e com o apoio da prefeita buscado a melhor forma de atender e melhorar ainda mais a qualidade de vida da nossa população.
A filiação ao PSD tem proporcionado ótimos resultados para todos nós, destaca o presidente Anderson Pioco
A Gazeta Cidade de Pinhais: Assim como o Paulão e a Haline Siroti, o senhor se filiou ao PSD a pedido da prefeita Rosa Maria. O que o levou a mudar de Partido?
Pioco: A prefeita, eu, a Haline e o Paulão éramos do Republicanos. Mas, quando a Rosa Maria veio para o PSD, nós (o grupo político) viemos juntos. E a parceria deu muito certo. Elegemos três vereadores.
A Gazeta: E o que o PSD tem acrescentado na sua vida política?
Pioco: Melhorou muito. Em questão de parceria política, tive mais espaço, inclusive me aproximei mais do governador Ratinho Junior, que também é do PSD. Enfim, minha filiação ao PSD abriu muitas portas e me ajudou a conquistar a presidência da Câmara de Pinhais.
A Gazeta: E o que o senhor tem feito, como presidente, para melhorar os trabalhos na Câmara?
Pioco: Tenho me esforçado muito para dar melhores condições para que os vereadores possam exercer cada vez mais e melhor suas funções legislativas em prol da população. Inclusive, tenho feito algumas melhorias na estrutura da Câmara, como, por exemplo, novos computadores para agilizar os trabalhos da Casa e de todos os vereadores. Também estamos trabalhando para oferecer mais segurança e praticidade aos parlamentares e seus assessores. Então, tudo que estiver dentro da lei e pudermos fazer, será feito.
A Gazeta: E como a oposição tem se manifestado com relação a essas reformas que o senhor está implantando?
Pioco: As sessões estão tranquilas e bem produtivas. Nessa legislatura, todos os vereadores têm demonstrado que querem trabalhar, sempre, para melhorar a vida da população. Então, até mesmo os vereadores de oposição estão cientes que precisamos nos unir para aprovar os bons projetos que são enviados pela Prefeitura. Enfim, todos nós precisamos legislar em prol da cidade e seus habitantes.
A Gazeta: Mas, algum vereador da oposição chega a segurar projetos por questões políticas?
Pioco: Não. De jeito nenhum. Quando chega um projeto eles estudam, e ao perceberem que é para o bem da população tomam a decisão correta. Votam favorável. Mas, caso contrário, como já falei, temos que respeitar a opinião e a decisão de cada vereador, que foi eleito para fazer o melhor pela cidade e seu povo.
A Gazeta: Dentre os muitos projetos encaminhados à Câmara pela Prefeitura, tem algum que o senhor gostaria de destacar?
Pioco: Como o senhor mesmo disse, são muitos os projetos. E eles estão melhorando a vida da população. Pinhais é um grande canteiro de obras. Mas, nem só de obras vive a cidade. O Poder Executivo tem trabalhado, também, em outras áreas. Como por exemplo, Segurança (com um trabalho incansável da nossa Guarda Municipal), Proteção à mulher (Lei Maria da Penha). Mas, para que tudo funcione bem é preciso contar com servidores satisfeitos. Por isso, a prefeita Rosa Maria, com o apoio desta Casa de Leis, reajustou os salários do servidores e concedeu alguns benefícios, como o Vale Alimentação, por exemplo. Enfim, Pinhais se tornou uma referência para muitas cidades do Paraná e, até, de outros estados.
A Gazeta: Pelo visto, tem muita coisa boa acontecendo em Pinhais. Por isso, quero lhe fazer um convite. O senhor concorda em continuar essa conversa em outra oportunidade?
Pioco: Com certeza. Estou sempre a disposição e contribuirei sempre com a nossa Cidade. Obrigado.
O PSD é um ótimo partido e sempre nos apóia, diz Paulão
A Gazeta Cidade de Pinhais: Quando o senhor se filiou ao PSD?
Paulão: Em março de 2024, último prazo para a filiação partidária para quem quisesse concorrer as eleições. Eu era do Republicanos.
A Gazeta: E por que trocou de partido? Qual foi o motivo?
Paulão: Eu faço parte de um grupo político, o mesmo da prefeita Rosa Maria. Então, quando ela mudou de partido e veio para o Republicanos, ela quis o grupo junto. Então me filiei ao PSD, assim como a Haline Siroti e o Pioco. E fomos muito bem recebidos e conquistamos uma cadeira na Câmara de Pinhais nas últimas eleições municipais.
A Gazeta: E o que está achando do PSD?
Paulão: Um partido ótimo, que sempre nos apoia. PSD é um partido bem tranquilo para se trabalhar e defender os interesses da população. No partido temos espaço para crescer e fazer um ótimo trabalho em prol da comunidade. Tenho certeza que o Pioco e a Haline também pensam assim.
A Gazeta: E como tem sido sua atuação na Câmara de Pinhais?
Paulão: Na Câmara, sou presidente da Comissão de Justiça e Redação. No mandato passado, eu fiquei dois anos como presidente, também. Sempre trabalhando para o bem da cidade e seus moradores. Sou eu quem distribui os projetos para serem votados pelos vereadores. Nós temos cinco vereadores na comissão. Eu (Paulão), Binga, Tielo Staes, Fabrício Sousa e o Carlinhos do Eliza. Aí, a minha função é, quando os projetos chegam, passar para o relator, que pode ser eu, também. Então, os projetos chegam aqui e analisamos se é bom.
A Gazeta: Como funciona isso?
Paulão: Os projetos chegam da prefeitura e são passados para o nosso Jurídico, depois vão para o presidente da comissão responsável. Sendo constitucional ou não, eu tenho que distribuir para os outros vereadores para serem analisados. E se vem com o parecer contrário, eles têm que analisar, porque vem muito projeto inconstitucional. enviado por vereador. Já o que vem da prefeitura é bem mais difícil ser inconstitucional. Porque o corpo jurídico, lá, é muito bom. Então, se for inconstitucional nem vem para cá. Isso facilita o nosso trabalho. Aí podemos dedicar um tempo maior para atender as principais demandas da população que chegam para a Câmara, como por exemplo melhorias na segurança, infraestrutura e saúde.