CMEI e escola de Campina Grande do Sul unem forças em ações de prevenção à dengue

CMEI e escola de Campina Grande do Sul unem forças em ações de prevenção à dengue

campina grande sul dengue
Durante a campanha, as crianças participaram de atividades divertidas e educativas para entender o ciclo de vida do mosquito, os sintomas da dengue e as formas de transmissão da doença

Com o objetivo de promover a conscientização sobre a prevenção à dengue, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Florinda Dalpra Ferreira e a Escola Municipal Professora Nilce Terezinha Zanetti, em Campina Grande do Sul, realizaram uma série de atividades educativas como parte da campanha “Todos Contra a Dengue”. A iniciativa, que envolveu todas as turmas das unidades, utilizou uma abordagem lúdica e interativa para sensibilizar crianças e suas famílias sobre a importância de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

 

Aprendizado na Prática

Durante a campanha, as crianças participaram de atividades divertidas e educativas para entender o ciclo de vida do mosquito, os sintomas da dengue e as formas de transmissão da doença. Entre as atividades realizadas, destacaram-se vídeos educativos, rodas de conversa e literatura infantil, além de jogos interativos, como caça ao mosquito e a confecção do ciclo do Aedes com massinha de modelar. As crianças também participaram de um jogo de tabuleiro gigante, o “Caminho do Mosquito”, e realizaram uma vistoria simbólica no pátio do CMEI, verificando possíveis focos de água parada, um dos principais criadouros do mosquito.

 

Conscientização e Desenvolvimento Infantil

A diretora do CMEI, Edicléia de Lima, ressaltou que a campanha superou as expectativas, contribuindo para o desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças. “A campanha foi um sucesso, atingimos o resultado esperado. Buscamos não apenas conscientizar, mas também incentivar o desenvolvimento integral dos alunos”, afirmou.

Miriá Colis, coordenadora da Educação Infantil, enfatizou a importância de aprender brincando. “Ao abordar a prevenção da dengue de forma lúdica, as crianças se envolvem, compreendem o tema e levam esse aprendizado para casa. É assim que formamos cidadãos conscientes desde os primeiros anos”, destacou.

 

Integração da Comunidade Escolar

Com atividades específicas para cada faixa etária, alunos do 1º e 2º ano trabalharam com paródias sobre a dengue, desenvolvendo habilidades de alfabetização e letramento, enquanto os alunos do 3º ano participaram de jogos educativos, como “Na Trilha da Dengue”, que reforçaram a importância da prevenção. Os alunos do 4º ano criaram folhetos com orientações sobre como evitar a dengue e os levaram para casa, compartilhando as informações com suas famílias.

Já os alunos do 5º ano trabalharam com o livro “Mosquito, aqui não!”, promovendo atividades de leitura e interpretação, além de produzir materiais de conscientização para as famílias. Eles também receberam uma ficha de anotações para identificar focos de mosquito na casa, incentivando o trabalho conjunto com os familiares.

 

Impacto e Sensibilização

A diretora da Escola Municipal Professora Nilce Terezinha Zanetti, Dilmari Aparecida de Arruda, destacou a eficácia da ação educativa. “A proposta teve um impacto positivo tanto dentro quanto fora da escola. Ela despertou o senso de responsabilidade e cidadania nas crianças, que se tornaram agentes ativos na disseminação de informações sobre a prevenção da dengue”, concluiu.

O evento foi encerrado com a mensagem “O combate à dengue não depende só de mim, e sim de todos nós!”, reforçando a importância da união entre escola, família e comunidade na luta contra a doença e na construção de hábitos saudáveis desde a infância.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress