Enquanto o mundo avança em ritmo acelerado na tecnologia, muitas escolas brasileiras ainda enfrentam desafios estruturais para garantir que seus estudantes estejam preparados para o futuro, mais de 70%, não tem um laboratório de informática. Além da falta de propostas pedagógicas estruturadas e de programas de formação continuada para professores dificulta a implementação da computação nas redes de ensino. Entretanto, iniciativas pioneiras têm mostrado que é possível mudar essa realidade, desenvolvendo competências digitais em larga escala.
Na contramão do restante do país, o Estado do Paraná se destaca pela implementação de uma proposta curricular inovadora, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Computação. Por meio da parceria com a Start by Alura, programa educacional implementado nas escolas como parte integrante dos componentes curriculares voltados à computação (para alunos do Ensino Fundamental ao Médio), os estudantes têm vivenciado o desenvolvimento digital, enquanto criadores ativos. Para tanto, o engajamento dos professores da rede que toparam o desafio de promover a reformulação curricular voltada para o futuro tecnológico, é fundamental.
No contexto de educação global, as habilidades digitais têm ganhado destaque. Em 2025, o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) vai medir, pela primeira vez, as habilidades digitais de estudantes de 15 anos. O objetivo é identificar se os jovens possuem autonomia e capacidade para resolver problemas em ambientes virtuais. Na última avaliação do Pisa, o Brasil ficou na sétima posição entre os países da América Latina. Na classificação geral, em matemática, o país ficou na 65ª colocação, bem abaixo da média dos países OCDE.
Thais Pianucci, CEO da Start, reforça o compromisso da empresa em transformar a educação digital no Brasil, proporcionando uma formação ampla tanto para estudantes quanto para professores. “Nosso objetivo é garantir que as competências digitais sejam parte integrante da formação básica dos estudantes, preparando-os para um mundo cada vez mais tecnológico. Porque não basta somente usar mais tecnologia, é preciso construir uma proposta curricular sólida e prática, é preciso preparar os alunos para que sejam criadores digitais e, acreditamos que isso só acontece quando, de forma concomitante, formamos e acompanhamos os professores”, explica.
Referência nacional na inovação curricular com foco nas habilidades do futuro, o Paraná, iniciou a implementação das habilidades digitais em sala de aula, em 2020. Hoje, o estado é referência no Brasil, tendo as práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento tecnológico alcançado quase um milhão de estudantes em todo o estado.
Segundo o Censo Escolar de 2023, em termos de conectividade nas escolas, a rede estadual do Paraná ocupa o primeiro lugar nacional em oferta de Internet entre as redes públicas estaduais, com quase 100% das instituições de ensino conectadas. Com isso, componentes curriculares voltados ao pensamento computacional, habilidades digitais, dentre outros, puderam ser incorporados à grade curricular dos alunos.
“O Paraná mostrou que, com planejamento e formação adequada, é possível transformar a educação digital em uma realidade. Os professores são o elo essencial dessa mudança e a formação oferecida pela Start tem sido crucial nesse processo”, afirma Roni Miranda Vieira, secretário de Estado da Educação do Paraná.
Formação continuada: a base para o ensino de computação
De acordo com Pianucci, o diferencial da Start está justamente em oferecer aos docentes uma formação que não é apenas pontual. “A computação, o letramento digital, precisa ser para todos, e isso começa pela formação dos professores. Eles são os atores primordiais dessa transformação e, quando bem-preparados, conseguem levar para a sala de aula experiências significativas e transformadoras para os estudantes”, explica a CEO.
Apesar dos avanços registrados em algumas regiões, o cenário nacional ainda exige esforços significativos. Segundo dados recentes do Censo Escolar, muitas escolas brasileiras ainda não possuem estrutura mínima para atividades de informática e a formação de professores em tecnologia é insuficiente.
A parceria entre Start By Alura e o Estado do Paraná vem desempenhando um papel fundamental para mostrar que é possível implementar projetos de grande impacto em um curto período, tornando-se exemplo de boas práticas no sentido de preparar professores e estudantes para uma participação ativa e crítica em um mundo cada vez mais tecnológico.