A primeira feira de adoção do ano será realizada no próximo dia 24 no Bosque Municipal de Pinhais.
O evento ocorre das 13h30 às 17h e é promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio da Seção de Defesa e Proteção Animal.
As feiras têm como objetivo sensibilizar a população para o problema do abandono de animais, incentivar a adoção e disseminar princípios referentes à guarda responsável. É importante lembrar, que em caso de ocorrência de chuva, a feira fica automaticamente cancelada.
Como adotar
As pessoas interessadas em adotar deverão apresentar a carteira de identidade e o CPF, além disso, será assinado um termo de compromisso e os novos tutores receberão todas as orientações quanto aos cuidados com o novo membro da família.
Como doar
Os animais encaminhados para adoção devem estar devidamente vacinados, vermifugados e, os que possuam mais de seis meses de vida, castrados. A comprovação de tais procedimentos deve ser apresentada por meio de documento no dia da feira.
Ao se inscrever, por meio do telefone (41) 3912-5705, o doador deve estar ciente da responsabilidade de providenciar meio de transporte para conduzir o animal até o local, bem como lhe proporcionar conforto, levando guia, cercado ou gaiola. Também caberá ao doador disponibilizar comida, água limpa e fresca, jornais ou caixas, e tudo deverá ser devidamente descartado ao final do evento. Além disso, deverá acompanhar seu animal até o término da feira, e caso o animal não seja adotado, ele continuará sob sua responsabilidade.
Crime
Abandonar um animal é crime ambiental conforme as seguintes legislações: Lei Municipal 1356/2012, Lei Municipal 1374/2012 e a Lei Federal 9605. O infrator pode ser penalizado com o pagamento de multa em dinheiro. Por isso, é importante que a população esteja atenta e denuncie para Secretaria de Meio Ambiente esse tipo de atitude.
Serviço
O Bosque Municipal de Pinhais fica na Rua 24 de Maio, esquina com a Avenida Nossa Senhora da Boa Esperança, no Centro da cidade. Inscrições e demais informações com a Seção de Defesa e Proteção Animal, pelo telefone (41) 3912-5705.