Campina Grande do Sul realiza 1ª Conferência Municipal da Cidade com foco em participação popular

Campina Grande do Sul realiza 1ª Conferência Municipal da Cidade com foco em participação popular

Conferência Municipal da Cidade
O evento foi realizado no auditório da Câmara Municipal e reuniu representantes da sociedade civil, do poder público e lideranças locais

No dia 29 de abril de 2025, Campina Grande do Sul deu um importante passo rumo ao fortalecimento da cidadania e da gestão democrática com a realização da 1ª Conferência Municipal da Cidade, promovida pela Prefeitura Municipal por meio da Comissão Organizadora, instituída pelo Decreto nº 2.422/2025.

O evento foi realizado no auditório da Câmara Municipal e reuniu representantes da sociedade civil, do poder público e lideranças locais, fortalecendo o diálogo entre a população e o governo. Com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, a conferência teve como objetivo principal debater propostas para o desenvolvimento urbano e eleger os(as) delegados(as) que representarão o município na etapa estadual.

 

Palestras e temas estratégicos

A programação contou com falas de autoridades e especialistas convidados, que contribuíram com reflexões e propostas relevantes:

Osni Mendes – Conselheiro do CONCIDADES/PR: destacou a importância dos Conselhos Municipais e das Conferências na construção das políticas urbanas.

Gilson dos Santos – Presidente da AMEP: abordou os desafios e oportunidades das regiões metropolitanas.

Luizão Goulart – Secretário de Administração e Previdência do Estado do Paraná: falou sobre os caminhos para cidades mais justas, sustentáveis e democráticas.

Fernanda de Souza Sezerino – Gestora Técnica do LAGEAMB/UFPR: trouxe uma abordagem sobre sustentabilidade ambiental, emergências climáticas e transformação digital.

Márcio Wozniack – Assessoria Especial da Secretaria das Cidades do Paraná: discutiu instrumentos de planejamento urbano e apoio à gestão pública municipal.

 

Grupos de trabalho e construção coletiva

Durante a conferência, os(as) participantes se dividiram em grupos temáticos para debater propostas em três eixos centrais:

– Eixo 1: Articulação entre os principais setores urbanos e o planejamento das políticas públicas.

– Eixo 2: Gestão estratégica e financiamento.

– Eixo 3: Grandes temas transversais: Sustentabilidade ambiental, emergências climáticas, transformação digital e justiça social.

Ao final do evento, foram aprovadas propostas que seguirão para a próxima etapa estadual, além da eleição dos(as) delegados(as) que representarão Campina Grande do Sul.

 

Participação que constrói o futuro

A 1ª Conferência Municipal da Cidade foi um marco para a história do município, reforçando o compromisso da atual gestão com a escuta ativa, o diálogo democrático e a construção de políticas públicas participativas.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress