O Vereador Silvio Star (PPS) e os Vereadores Airton (PSC) e Passarinho (PSC) participaram de uma reunião com o Secretário de Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita, onde puderam esclarecer algumas situações referente à segurança pública de Pinhais, como a construção da Delegacia Cidadã.
Atualmente, o município possui uma delegacia que foi construída em 1982 e até hoje conta com as mesmas 4 celas, com capacidade para 16 detentos, porém encontram-se encarcerados 97 homens no distrito. Destes, 23 já foram condenados pela Justiça, ou seja, deveriam ter sido removidos para um presídio. “Estes detentos vivem em condições sub-humanas e os agentes convivem com o risco eminente de rebelião. Já foi reduzido quadro funcional, sofrendo um desfalque de 2 agentes, que se feriram e foram afastados após a ultima rebelião e fuga, ocorrida em maio de 2013”, apontou Silvio.
Doação de terreno
O parlamentar lembrou que em 30 de Julho de 2013, a Secretária de Estado da Administração e da Previdência do Paraná, Dinorah Botto Portugal Nogara, recebeu do procurador-geral da prefeitura de Pinhais, Edson Galdino Vilela de Souza, e do Secretário de Governo, Lukala Nóbrega, a escritura e o Registro Civil de um terreno de cerca de 2 mil metros quadrados, doado pelo município ao Estado do Paraná. O terreno foi doado exclusivamente para o aporte do projeto da referida Delegacia Cidadã. “Segundo o Secretário Wagner Mesquita, a obra, apesar dos atuais atrasos, está licitada e tem previsão de início ainda 2016”, disse o Vereador.
Ainda, de acordo com Silvio Star, na reunião foi esclarecida também a constante troca de delegados e a defasagem do contingente da Polícia Militar. “Nós Vereadores fizemos o nosso papel, resta agora aguardar as providências, caso contrário vamos novamente até as autoridades responsáveis”, finalizou Silvio Star.