A Secretaria de Saúde de Pinhais, por meio da Gerência de Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador, promoveu uma capacitação para apresentar novos roteiros de inspeção, utilizando a metodologia inovadora MARP/ROI que é recomendada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A ação foi realizada na sede da Secretaria de Saúde (Semsa), localizada no bairro Estância Pinhais.
Estiveram presentes na capacitação os profissionais que atuam na Semsa e representantes de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), hospitais, farmácias de manipulação, drogarias, empresas processadoras/esterilizadoras de produtos para saúde e indústrias de alimentos.
“A Anvisa, por meio da gerência-geral de Tecnologia em Serviços de Saúde, está desenvolvendo o Projeto Harmonização com o objetivo de padronizar as inspeções em serviços de saúde e de interesse para a saúde no Brasil. Para isso, é utilizado o Modelo de Avaliação de Risco Potencial, cuja sigla é MARP, com o Roteiro Objetivo de Inspeção (ROI). As ferramentas são usadas para avaliar serviços de saúde, de forma a promover a segurança sanitária”, explica Maria Thereza Johnsson Campos Vicentine, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devis).
“Até o momento, o Projeto Harmonização da Anvisa possui 19 ROIs, que vão desde a UTI até Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Seguindo a orientação nacional e inovando por meio do desenvolvimento de ROIs ainda não disponíveis no Projeto Harmonização, a Vigilância Sanitária de Pinhais desenvolveu e disponibilizou para inspeção e autoinspeção os ROIs destinados aos estabelecimentos de farmácias de manipulação, drogarias, indústria de alimentos, gelados comestíveis, esterilizadoras/processadoras de dispositivos médicos do município”, salienta.
Cooperação Técnica
“O desenvolvimento do processo está sendo realizado por meio de Cooperação Técnica da GEVSST, com a Sociedade Brasileira de Avaliação de Riscos e Benefícios em Saúde (SBAR), que congrega os autores do MARP/ROI. “Para realização das inspeções e autoinspeções, os profissionais da vigilância sanitária e o setor regulado contarão com o Sistema Integrado de Gerenciamento”, destaca Maria Thereza.
“Mais uma vez, a Vigilância Sanitária de Pinhais está investindo e inovando na implantação de tecnologias que agregam transparência, objetividade, reprodutibilidade e agilidade nas inspeções, fortalecendo ações para garantir serviços e produtos seguros e efetivos para a sociedade, bem como um ambiente regulatório simples e ágil, contribuindo para reduzir os custos e prazos para a liberação de licenças para o setor regulado”, conclui.