Pinhais adota metodologia inovadora da Anvisa em capacitação da Vigilância Sanitária

Pinhais adota metodologia inovadora da Anvisa em capacitação da Vigilância Sanitária

Capacitação
Na oportunidade, foram apresentados novos roteiros de inspeção, utilizando o método MARP/ROI, recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

A Secretaria de Saúde de Pinhais, por meio da Gerência de Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador, promoveu uma capacitação para apresentar novos roteiros de inspeção, utilizando a metodologia inovadora MARP/ROI que é recomendada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A ação foi realizada na sede da Secretaria de Saúde (Semsa), localizada no bairro Estância Pinhais.

Estiveram presentes na capacitação os profissionais que atuam na Semsa e representantes de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), hospitais, farmácias de manipulação, drogarias, empresas processadoras/esterilizadoras de produtos para saúde e indústrias de alimentos.

“A Anvisa, por meio da gerência-geral de Tecnologia em Serviços de Saúde, está desenvolvendo o Projeto Harmonização com o objetivo de padronizar as inspeções em serviços de saúde e de interesse para a saúde no Brasil. Para isso, é utilizado o Modelo de Avaliação de Risco Potencial, cuja sigla é MARP, com o Roteiro Objetivo de Inspeção (ROI). As ferramentas são usadas para avaliar serviços de saúde, de forma a promover a segurança sanitária”, explica Maria Thereza Johnsson Campos Vicentine, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devis).

“Até o momento, o Projeto Harmonização da Anvisa possui 19 ROIs, que vão desde a UTI até Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Seguindo a orientação nacional e inovando por meio do desenvolvimento de ROIs ainda não disponíveis no Projeto Harmonização, a Vigilância Sanitária de Pinhais desenvolveu e disponibilizou para inspeção e autoinspeção os ROIs destinados aos estabelecimentos de farmácias de manipulação, drogarias, indústria de alimentos, gelados comestíveis, esterilizadoras/processadoras de dispositivos médicos do município”, salienta.

 

Cooperação Técnica

“O desenvolvimento do processo está sendo realizado por meio de Cooperação Técnica da GEVSST, com a Sociedade Brasileira de Avaliação de Riscos e Benefícios em Saúde (SBAR), que congrega os autores do MARP/ROI. “Para realização das inspeções e autoinspeções, os profissionais da vigilância sanitária e o setor regulado contarão com o Sistema Integrado de Gerenciamento”, destaca Maria Thereza.

“Mais uma vez, a Vigilância Sanitária de Pinhais está investindo e inovando na implantação de tecnologias que agregam transparência, objetividade, reprodutibilidade e agilidade nas inspeções, fortalecendo ações para garantir serviços e produtos seguros e efetivos para a sociedade, bem como um ambiente regulatório simples e ágil, contribuindo para reduzir os custos e prazos para a liberação de licenças para o setor regulado”, conclui.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress