A Prefeitura de Pinhais, por meio do mega programa de investimentos Avança Pinhais, aporta aproximadamente R$ 50 milhões nas construções de novas unidades de ensino. Quatro delas já estão sendo construídas: os Cmeis Monteiro Lobato (Emiliano Perneta) e Rosi Galvão (Jardim Karla), e as escolas municipais Maria Cappellari (Maria Antonieta) e Poty Lazzarotto (Alto Tarumã/Emiliano Perneta), que estão na fase final das obras.
Já a escola José Brunetti Gugelmin, no Pineville, foi reinaugurada em fevereiro do ano passado, após uma grande reforma e ampliação, fomentadas pelo pacote de investimentos.
Além dessas, a prefeitura inicia processo de licitação para a construção do novo Cmei Raimunda Boeng Gorges, no bairro Weissópolis. Confira como estão as obras em andamento:
– Escola Municipal Maria Cappellari
A obra da nova Escola Municipal Maria Cappellari, localizada no bairro Maria Antonieta, atingiu a fase de acabamento, com mais de 80% de toda a execução concluída. Atualmente, as equipes realizam a instalação de louças sanitárias e metais, luminárias e término dos revestimentos internos. Ainda neste mês, está prevista a etapa de implantação, que corresponde à execução dos muros, grades e portões, pavimentação e estacionamento.
O novo prédio da Escola Municipal Maria Cappellari, localizado no bairro Maria Antonieta, está sendo erguido no mesmo local que abrigava a antiga escola, que sofreu incêndio. Por causa do acidente, a estrutura ficou comprometida e teve que ser demolida.
A área total da nova unidade escolar é de 3.672 m², com investimentos de mais de R$10 milhões. O projeto contempla: área administrativa, refeitório, pátio coberto, 16 salas de aula, sala de recursos multifuncionais, sala multiuso, laboratório de ciências, espaço maker e quadra esportiva. Os espaços serão distribuídos entre térreo, mezanino e mais dois pavimentos, além da cobertura.
– Cmei Monteiro Lobato
A obra do novo Cmei Monteiro Lobato, no bairro Emiliano Perneta, chegou ao término dos revestimentos externos. No momento, as equipes executam os fechamentos laterais da quadra coberta. A obra foi retomada no final de 2024 pela empresa vencedora de nova licitação, com entrega prevista para dezembro de 2025. Depois de apresentar problemas técnicos, a Prefeitura de Pinhais abriu processo administrativo que interrompeu o contrato com a empresa anterior.
O novo espaço terá capacidade para atender até 180 crianças em tempo ampliado, com área construída de 1.847 m², divididos em dois pavimentos adequados para atender crianças do Berçário (0 a 1 ano) e do Infantil 1 ao Infantil 4 (1 a 5 anos).
No térreo ficarão as salas da secretaria, diretoria, das pedagogas, dos professores, banheiros, plataforma elevatória, duas salas de aula, espaços lúdicos, refeitório, pátio interno, entre outros espaços. O piso superior terá oito salas de aula, oito espaços lúdicos, lactário, sanitários, sala de recursos multifuncionais e almoxarifado.
Ambos os pavimentos contarão com banheiros masculino, feminino e infantil, (adaptados para pessoas com deficiências), além de sanitários simples.
– Cmei Rosi Galvão
A obra do novo Cmei Rosi Galvão, no Jardim Karla, atingiu a fase final do telhado e da execução dos muros ao redor da construção. Além disso, foi dado início aos revestimentos externos nas fachadas como chapisco e reboco.
A construção estava sob responsabilidade da mesma empresa que realizava a obra do Cmei Monteiro Lobato, e que teve contrato encerrado por processo administrativo.
O novo espaço terá capacidade para atender até 180 crianças em tempo integral, com área construída de 1.847 m², divididos em dois pavimentos adequados para atender crianças do Berçário (0 a 1 ano) e do Infantil 1 ao Infantil 4 (1 a 5 anos).
No térreo ficarão as salas da secretaria, diretoria, das pedagogas, dos professores, banheiros, plataforma elevatória, duas salas de aula, espaços lúdicos, refeitório, pátio interno, entre outros espaços. O piso superior terá oito salas de aula, oito espaços lúdicos, lactário, sanitários, sala de recursos multifuncionais e almoxarifado.
Ambos os pavimentos contarão com banheiros masculino, feminino e infantil, (adaptados para pessoas com deficiências), além de sanitários simples. Quando concluído, o acesso ao equipamento escolar será pelas Ruas Ipê, Floral e Azaléia, que foram prolongadas pelas equipes da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop).
– Escola Municipal Poty Lazzarotto
A obra da nova Escola Municipal Poty Lazzarotto, entre os bairros Emiliano Perneta e Alto Tarumã, alcançou a etapa final de acabamentos. Os serviços de instalação de pisos e revestimentos foram concluídos e atualmente estão em andamento a colocação de louças, metais sanitários, bancadas em granito e guarda-corpos, bem como a finalização das esquadrias.
Em simultâneo, as equipes fazem a última demão de pintura nas áreas internas. Do lado de fora, a pavimentação e as calçadas em paver foram finalizadas; continuam a instalação dos postes de iluminação e a pintura dos muros; e teve início o plantio de grama, bem como a execução do projeto paisagístico.
O prédio tem quatro pavimentos, área construída de 3,7 mil m², 16 salas de aula, solário, diversas salas pedagógicas e de apoio, total acessibilidade com banheiros para Pessoas com Deficiência (PcD), rampas de acesso, elevador e um amplo estacionamento. No piso superior será construída a quadra poliesportiva.
O espaço será sustentável, com cisterna para coleta de água da chuva e aproveitamento no cotidiano da escola, e placas fotovoltaicas que serão utilizadas para abastecimento de energia no local e gerar economia aos cofres públicos. O projeto é similar ao novo prédio da Escola Municipal Maria Cappellari, em construção no bairro Maria Antonieta.