A Prefeitura de Pinhais lançou no dia 17, quinta-feira, a Campanha do Agasalho 2025, que segue até 31 de julho com pontos de arrecadação por todo o município. A edição deste ano conta com um reforço especial: a presença de Zé Cachecol como mascote. Além disso, permanecem as parcerias com dezenas de empresas, escolas e outras instituições que estão recebendo as caixas de coleta de doações.
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), responsável pela coordenação da campanha, contabilizou 90 mil itens doados na campanha de 2024. A expectativa da prefeitura é superar esse número neste ano.
O lançamento da campanha foi realizado na Escola Municipal Lírio Jacomel, onde Zé Cachecol se apresentou aos alunos do 4.º e do 5.º anos, ao som do jingle da campanha. Na ocasião, a secretária municipal de Assistência Social, Andrea Franceschini, convidou as crianças para atuarem como ajudantes da campanha do agasalho e do Zé Cachecol. “Se em casa tiver uma blusa, calça, coberta que não quer mais, em bom estado, você vai trazer na escola, vai ter uma caixa igual a essa e vamos arrecadar os produtos para doar para as famílias que precisam. Isso, crianças, se chama solidariedade: fazer o bem, sem saber nem para quem, e sem esperar nada em troca”, explicou.
A prefeita Rosa Maria apresentou a mascote às crianças. “O Zé Cachecol está aqui vestido como um coração. É muito providencial que o símbolo da campanha do agasalho seja esse. A solidariedade é um sentimento que toca bem no coração da gente”, observou. Ela pediu ajuda das crianças para que passem o recado a todos: “Quando olhamos para o armário, tem às vezes aquele agasalho, aquela blusa, que não serve mais para mim. Se não tem um primo, um irmão que eu possa doar, vamos doar para alguém que não tem”.
O aluno Davi, 9 anos, representou as crianças e depositou sua doação em uma caixa de arrecadação. “O Zé Cachecol toca o fundo do nosso coração, falando que vai aquecer com amor”, disse. Surya, 9 anos, foi uma das crianças a abraçar a mascote. “Ele é bem fofinho e ensinou a gente que tem que sempre doar para quem precisa. Eu acho que tenho roupa em casa para doar”, compartilhou. O nome de Zé Cachecol foi escolhido em enquete pelas redes sociais da prefeitura.
A Semas vai distribuir caixas de coleta em cerca de 100 pontos de coleta. A prefeitura solicita que os itens de inverno doados estejam em bom estado. “Eu não acho justo que nenhuma criança sinta frio. Nós podemos doar o que não precisamos mais. Mas não posso doar algo rasgado, mal cheiroso. Precisamos ter amor, respeito e carinho pela pessoa que vai receber”, orientou.
Presenças
A cerimônia de lançamento da Campanha do Agasalho 2025 contou com a presença do vice-prefeito Marcinho; da secretária municipal de Governo, Ana Paula Cordeiro Mendes; do presidente da Câmara Municipal, Anderson Pioco; da vereadora Professora Haline Siroti; dos vereadores Amarildo Amaral, Bitoca e Sargento Almeida. Além disso, estiveram no local representantes de instituições parceiras, como o Pastor Jones, da Igreja Luterana, com a esposa Wanderleia; o Pastor Luis Felipe, do Colégio Adventista, junto com a diretora, Neide Laura; além da diretora da Escola Municipal Lírio Jacomel, Giane da Costa Bento.