Pinhais intensifica ações de combate ao Aedes aegytpi

Pinhais intensifica ações de combate ao Aedes aegytpi

pinhais01

 

O dia 9, quarta-feira, foi marcado pelo “Dia D” de Combate ao Aedes aegypti com objetivo de mobilizar a sociedade a também entrar na luta contra o mosquito

Em Pinhais, o Departamento de Vigilância em Saúde tem intensificado as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da Dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus. A quarta-feira (9), foi marcada pelo “Dia D” de Combate ao Aedes aegypti, com objetivo de mobilizar a sociedade a também entrar na luta contra o mosquito. A Ação foi promovida pelo Governo do Estado.

Como parte das ações realizadas no município, os agentes de combate a endemias da Vigilância Ambiental realizam visitas zoosanitárias a pontos estratégicos e residências, para levantamento de índices, reconhecimento geográfico, monitoramento de armadilhas, pesquisas vetoriais especiais e delimitação de foco, como forma de auxiliar no monitoramento e controle dos vetores.

A Vigilância Epidemiológica é responsável pelo controle dos casos e redução do número de ocorrência das epidemias com atividades de controle, ou seja, detecção precoce do vírus. “Nossas ações são baseadas em vigilância laboratorial e vigilância de casos. É importante reconhecer o impacto epidemiológico da dengue na sociedade e as principais dificuldades para o controle da epidemia”, destaca Siomara da Silva Saddock de Sá, gerente da Vigilância Epidemiológica de Pinhais.

De acordo com Siomara, atualmente a Vigilância Epidemiológica monitora e fornece suporte técnico diariamente, a todos os casos atendidos na UPA, hospitais e unidades de saúde da família, por meio das notificações recebidas.

Vanessa Loyola Fontoura, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, destaca que é extremamente relevante que todos tenham consciência de que o combate ao mosquito deve ocorrer o ano todo e não somente às vésperas do verão. “Todo dia deve ser o Dia D! Apesar de não termos casos destas doenças contraídas dentro do município, já existem focos do mosquito”, afirma Vanessa.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, o monitoramento no município é constante, porém, a população deve ficar atenta à área de sua residência e seu entorno. “É importante lembrar que a melhor medida é a prevenção. As medidas de combate ao mosquito são muito simples, devemos estar atentos para eliminar os criadouros, ou seja, qualquer lugar que possa acumular água”, explica Vanessa.

Confira algumas formas de prevenção indicadas pelo Ministério da Saúde:
– Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada;
– Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas;
– Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-os em local coberto, sem água e longe da chuva;
– Mantenha as garrafas, vasos vazios de plantas e baldes sempre de boca para baixo;
– Não deixe a água de chuva acumulada sobre a laje;
– Tire sempre a água acumulada nas folhas de plantas;
– Coloque lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira fechada. Não jogue o lixo em terrenos baldios;
– Lave, principalmente por dentro, com escova e sabão, os utensílios domésticos usados para armazenar água.

Serviço
A Vigilância Ambiental fica na Rua Alto Paraná, 1.789, no bairro Emiliano Perneta (próximo à Usina de Asfalto). Telefone: 3912-5396.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress