por Vanessa Martins de Souza
A 11ª edição da Cantata Natalina de Pinhais lotou o Bosque Municipal da cidade apresentando um espetáculo de rara beleza, emoção e religiosidade, aproximando as famílias e munícipes em torno do tema ‘Natal do Coração’
A noite da quinta-feira(10/12) esteve mais iluminada e animada. A Cantata Natalina de Pinhais mais uma vez deu um verdadeiro espetáculo de beleza e pura magia em sua 11ª. edição, apresentada no Bosque Municipal da cidade. O tempo também ajudou. A noite um pouco mais quente e uma trégua nas chuvas, incentivou um grande público a comparecer para ver e ouvir o coro de mil vozes formado por alunos das escolas municipais de Pinhais, acompanhados dos integrantes do Coral do Centro de Convivência do Idoso do município.
‘Natal do Coração’
O tema escolhido para este ano, ‘Natal do Coração’, levou ao público uma belíssima seleção de canções natalinas, emocionando a muitos que puderam apreciar, em uma hora, um espetáculo artístico de muito bom gosto. Familiares e amigos dos integrantes do coral, além de moradores de Pinhais e de cidades vizinhas, como Curitiba e Piraquara, puderam prestigiar o resultado do trabalho, dedicação e ensaios, durante o ano, do Coral Música Viva. E desfrutar de um momento de confraternização, dando boas-vindas ao período de espera pelas comemorações do Natal, a maior festa cristã.
Gratidão e perdão
O clima de celebração do nascimento de Jesus e toda sua conotação espiritual, evocando um período de gratidão, perdão, busca pela paz e amor ao próximo, foi contagiante ao ouvir-se as lindas canções muito bem interpretadas por crianças e idosos entusiasmados e, ao mesmo tempo, concentrados em proporcionar uma apresentação envolvente e de qualidade técnica e vocal.
Importância da educação musical
A seriedade e dedicação com que o coral desempenhou este espetáculo, que é parte da campanha ‘Natal Mais Iluminado’ e coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, demonstra a importância da música e da educação musical na formação dos estudantes. Assim como revela que a música e a arte podem se tornar um elo de ligação importante entre a escola, a família e a comunidade. Com certeza, esse é um momento de felicidade e satisfação para os pais e familiares das crianças que puderam ver mais um ano de ensaios nas escolas transformar-se numa comovente apresentação artística, finalizada com uma belíssima queima de fogos.
Participação da família e comunidade
Para as crianças do coral, a recíproca é verdadeira, levando-as a sentirem-se valorizadas, apreciadas e incentivadas com a presença dos pais, avós, amigos e familiares. A participação do coral do Centro de Convivência do Idoso também demonstra essa busca pela integração entre a pessoa idosa, a família e a comunidade. Um momento, enfim, de valorização não somente das atividades do ano, mas também revelador do carinho, do cuidado e da atenção dos presentes para com suas crianças e a pessoa idosa.
Projeto nas escolas municipais
O Prefeito Luizão Goulart, em seu discurso, destacou que a apresentação é um exemplo do trabalho nas escolas municipais, dos educadores e servidores do município, que têm buscado fazer o melhor. “As escolas municipais contam com muitos projetos. Esse é um deles, que revela a seriedade, o empenho, a dedicação e o amor pelas crianças do município. A cada edição, a Cantata Natalina demonstra que está melhor. Este é um momento de celebração, de agradecimento, primeiramente, a Deus. Este momento é um presente Divino que estamos prestigiando. A participação do coral das pessoas idosas também está sendo celebrada hoje. É um evento também para louvarmos a Jesus, afinal, Natal não é apenas festas e presentes, mas tempo de gratidão a Deus por tudo de bom que ele tem feito por nós”, lembrou Luizão.
A Vice-Prefeita Marli Paulino também falou ao público, parabenizando a toda a equipe, que deu o melhor de si e a cada ano demonstra mais qualidade. “ Parabéns a todos os envolvidos neste trabalho, bem como aos familiares dos alunos. A presença dos pais aqui revela uma importante participação na vida escolar dos filhos”, elogiou.
O Presidente da Câmara Municipal de Pinhais, Vereador Gilberto Hartkopf (Gilberto do PT), salientou a importância do trabalho da equipe durante o ano. “ Nossos servidores estão de parabéns por desenvolverem este bonito e competente trabalho. A cada ano, vemos o crescimento deste belo projeto. Parabéns aos alunos e idosos dos corais, que também demonstram dedicação e seriedade”, ressaltou.
A Secretária de Administração Rosa Maria aproveitou a oportunidade para destacar o trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe de profissionais da Educação de Pinhais. “Tive o prazer de acompanhar de perto, enquanto Secretária de Educação, todo o empenho das professoras que não medem esforço para trabalhar com os alunos em suas escolas e chegar a este momento tão especial de rara beleza”, argumentou
Visitante elogia evento
Entre o público, esteve presente o morador de Curitiba, do bairro Cajuru, Daniel Miranda, que compareceu junto com os dois filhos pequenos. Esta foi a primeira vez que ele assiste à apresentação da Cantata Natalina em Pinhais. “Achei muito legal, bem bacana e bem ensaiado. Trouxe meus filhos para assistir e adorei”, contou.
Beleza e organização
O casal de moradores de Pinhais, da Vargem Grande, Thaís da Silva e Carlos Augusto Pereira, disse ter apreciado muito o espetáculo. “ É a primeira vez que viemos. Temos uma filha integrante do coral, aluna do 3º. ano da Escola Municipal Guilherme Ceolin”, contou o pai, Carlos Augusto. A mãe, Thaís, acrescentou que achou muito linda a apresentação. “ É a primeira vez que nossa filha participa. Achei tudo muito bem organizado, muito bem feito. Todos estão de parabéns”, disse.
Esperança e Fé
Já a empresária e moradora de Pinhais, Andrezza, falou da importância do evento para a cidade. “Pinhais tem sido campeã na área de cultura, com muitos eventos no ano. A Cantata nos lembra que o Natal é isso, celebrar o nascimento de Jesus, trazendo esperança num momento em que as pessoas estão precisando, pelas dificuldades financeiras, também. É uma apresentação que envolve o amor, a fé. As crianças são o símbolo da esperança. É muito bacana quando a comunidade se reúne em prol de um evento assim”, pontuou.
Reflexão e emoção
O empresário Mauricio, também morador de Pinhais, afirmou que a apresentação proporciona um momento de encontro com a fé, a religiosidade e a esperança. “A Cantata trouxe uma oportunidade de reflexão e emoção em torno disso. Para 2016, esperamos que seja tudo tão bom no município como tem sido em 2015 e anos anteriores”, afirmou. Quanto à expectativa de o evento ajudar a impulsionar o movimento no comércio local, o empresário disse que eventos públicos trazem benefícios ao comércio.” Essa é a expectativa dos comerciantes. Todo empresário aprecia eventos que movimentem a cidade, que possam trazer mais clientes para seus estabelecimentos”, considerou.
Aprender a viver o Natal
D. Zélia, também moradora de Pinhais, destacou que a Cantata revela-se muito interessante para as crianças da atualidade. “No meu tempo de infância, tínhamos tempo, oportunidades para viver esse período de Natal. Hoje em dia, os pais trabalham muito, não têm tempo de curtir, de viver o Natal, a espera pela data, enfim. É um evento lindo, importante para as crianças e as famílias”, elogiou.
Motivação
Para o Everton, pai de uma das integrante do coral, Maria Eduarda, aluna da Escola Municipal Leopoldo Jacomel, foi perceptível o carinho da equipe da Prefeitura na realização deste evento. “A gente vê que tudo foi feito com muito carinho. Fico orgulhoso de ter uma filha de nove anos participando do coral. Ela é só motivação, está adorando e quer continuar a cantar. Ensaiou durante cerca de sete meses, duas vezes por semana. Percebe-se o empenho das crianças e a dedicação dos professores”, elogiou.
“Benção” para o município
A Irmã Reginalda, da Copiosa Redenção, e que atua no Lar Adelaide, ao lado do Bosque Municipal, disse à reportagem que a Cantata é uma benção para a cidade. “A comunidade encontra um momento de sentir, de festejar a esperança. A expectativa é que o Senhor possa vir ao encontro de cada coração aqui presente. O evento celebra um tempo de espera, de alegria e confraternização, a fim de celebramos a paz e a reconciliação que Jesus traz. É um momento de unidade, de muita alegria e paz”, ressaltou.