Com o plenário da Câmara de Vereadores lotado, na última segunda-feira (7), centenas de moradores ouviram que poderão ser donos legítimos dos seus imóveis no Moradias Trevisan.
A notícia foi dada pessoalmente pelo prefeito Luiz Carlos Setim, que destacou o esforço que a Prefeitura tem dedicado ao assunto, desde 1998, e que agora o tão esperado sonho da legalização dos imóveis torna-se realidade.
“Desde quando assumimos a Prefeitura pela primeira vez, na segunda metade da década de 1990, temos acompanhado o drama das famílias do Moradias Trevisan. Contudo, o processo de legalização dos imóveis passou por vários entraves legais. Felizmente, numa parceria com o Governo do Estado, por meio da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), a Prefeitura de São José dos Pinhais vem trazer nesta audiência pública a notícia tão esperada pelos seus moradores, que é a finalização do processo de regularização dos imóveis e a possibilidade deles terem a sua posse definitiva”, disse o prefeito Setim.
Para a secretária municipal de Habitação, Rita Meyer, possibilitar o sonho de ter imóvel próprio para 380 famílias na localidade é mais uma conquista para o bem social do Município e, ao mesmo tempo, uma prova do comprometimento da administração pública de São José dos Pinhais em possibilitar qualidade de vida para os seus munícipes.
“Para nós é uma satisfação garantir direitos básicos de moradia para mais famílias em nossa Cidade. É o caso dos moradores do Trevisan, que depois de anos de insegurança, poderão dizer que são donos de seus lotes, melhorando a sua autoestima. Assim como eles, a Prefeitura está realizando o sonho de moradia própria com a legalização dos imóveis do Jardim Alegria, com planos habitacionais por meio do Minha Casa e Minha Vida, contemplando centenas de famílias, além de outras localidades. Isso tudo mostra que a nossa cidade está avançando, graças a boa vontade e o comprometimento da Prefeitura”, destaca Rita.
A audiência pública com os moradores possibilitou esclarecer dúvidas importantes sobre o processo de legalização, que acontece com a apresentação da documentação exigida por lei, respeitando as características de cada morador. Os incentivos sociais para a legalização dos imóveis, como o financiamento de parcelas com valores a baixo do mercado, serão destinados aos habitantes originais dos lotes e/ou aos moradores com mais tempo de residência que utilizam os imóveis preferencialmente para moradia.
Além do prefeito Setim e da secretária de Habitação, Rita Meyer, o evento contou com a participação da presidente da Associação de Moradores do Moradias Trevisan (ASMOT), Katiane Oliveira; do gerente regional da Cohapar de Curitiba, Orlando Amarant e do diretor jurídico e de Regularização Fundiária da Cohapar, Nelson Cordeiro Justus, os vereadores Luiz Paulo, Gastão Vosgerau, Nina Singer, Sylvio Monteiro Neto, Alberto Setnarski, Tadeu Camargo, Nilson Leandro de Sousa, Ubiratan Pedroso e Onildo Francisco dos Santos.