A Prefeitura de São José dos Pinhais tem consolidado sua posição como referência em inovação aplicada à segurança pública e mobilidade urbana. Nos últimos dias, o município esteve envolvido em duas ações estratégicas que reforçam esse protagonismo – uma visita técnica à capital paulista para conhecer o projeto Smart Sampa e o recebimento de autoridades de Foz do Iguaçu interessadas nas soluções locais de trânsito e segurança.
No dia 11, sexta-feira, uma equipe composta por representantes da Prefeitura estiveram em São Paulo para conhecer de perto o funcionamento do sistema de videomonitoramento da capital. A experiência com o projeto Smart Sampa, que já resultou em centenas de prisões e flagrantes em tempo real, será considerada para aprimorar a Muralha Digital de São José dos Pinhais, sistema implantado em 2023 e que já tem contribuído para um ambiente urbano mais seguro.
SMART CITY
Com câmeras inteligentes conectadas à central da Guarda Municipal, mobilidade estratégica e presença em grandes eventos, o sistema de segurança do município se alinha cada vez mais ao conceito de Smart City, ao utilizar a tecnologia como ferramenta de prevenção e resposta rápida a situações de risco.
Além de buscar boas referências, São José dos Pinhais também inspira outros municípios. No início de abril, a cidade recebeu uma visita técnica da Comissão de Mobilidade Urbana da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu. O objetivo foi conhecer o sistema semafórico inteligente da cidade, que integra tecnologia e análise de dados para melhorar o fluxo de veículos e pedestres.
Entre as soluções apresentadas, destaca-se o convênio com o aplicativo Waze, que permite o compartilhamento em tempo real de informações sobre o tráfego, subsidiando decisões da equipe de temporização dos semáforos. A Central de Controle Operacional também atua de forma integrada com outras áreas da administração municipal, tornando a mobilidade mais eficiente e segura.
As iniciativas reforçam o compromisso da gestão municipal com a construção de uma cidade mais conectada, tecnológica e sustentável. A troca de experiências entre municípios, dentro dessa lógica de cidades inteligentes, posiciona São José dos Pinhais como exemplo de inovação na segurança e mobilidade urbana.