O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, tem como objetivo promover a compreensão, o respeito e a inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sociedade. Em Campina Grande do Sul, a rede municipal de ensino reforça esse compromisso diariamente, garantindo que os alunos com TEA recebam todo o apoio necessário para uma educação inclusiva e de qualidade.
Nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) do município, quando observado que os alunos apresentam indícios de características do TEA, são encaminhados para uma avaliação psicoeducacional, sendo esta feita com psicólogo, psicopedagogo e se necessitar fonoaudiólogo. Após é feita a devolutiva aos pais e aos gestores, acompanhados da docente que recebem as orientações por meio dos encaminhamentos que devem ser desempenhados pela saúde e outros. Para muitos educandos com transtorno do Espectro Autistas (TEA) fica previsto que tenham que ser apoiados por profissionais do apoio escolar. Esses profissionais desempenham um papel fundamental no apoio às atividades educacionais e nas intervenções propostas e acompanhadas pelo professor regente, criando um ambiente de aprendizagem adaptado às demandas individuais de cada aluno.
Atualmente, a rede municipal atende cerca de 410 alunos com necessidades educacionais especiais, dos quais 219 têm diagnóstico de TEA, sendo 79 da educação infantil e 140 do ensino fundamental. Para marcar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, as instituições prepararam diversas atividades, como exposições, brincadeiras, caminhadas e palestras com pais e funcionários. Essas ações continuarão ao longo do mês de abril.
Um exemplo de atividade foi o Cmei Dilacir da Rocha Lima, que, engajado na causa do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, apresentou o teatro “O Mundinho da Rosa”. A peça aborda a importância de promover a inclusão e o acolhimento das crianças com autismo, estimulando a aceitação e o respeito pelas diferenças e limites de cada criança. Durante o evento, os professores realizaram diversas atividades sobre o autismo, reforçando a mensagem de inclusão.
Na Escola Municipal Augusto Staben, foi realizada uma experiência imersiva para sensibilizar a comunidade escolar sobre a realidade sensorial de pessoas com autismo. A atividade incluiu uma sala com estações simulando sobrecarga de sons, luzes, hipersensibilidade tátil e distração visual, além de objetos e um túnel representando a desorientação em novos ambientes. O evento culminou com a fala do professor André, que compartilhou suas experiências como pessoa autista, destacando a importância da empatia e da adaptação para promover a inclusão.
A professora especialista de sala de recursos multifuncionais, Márcia Milsted Igreja, da Escola Municipal Lucídio Florêncio Ribeiro, destacou: “Foi um momento especial ver meus alunos assumindo um papel ativo, compartilhando informações e promovendo a conscientização.”
Lúcia Margarete Santos Araujo, coordenadora da Educação Inclusiva, explica que além do suporte em sala de aula, os alunos com TEA também recebem atendimento especializado por professores de sala de recursos multifuncionais, e onde estes são acompanhados pedagogicamente pela supervisora da Educação Inclusiva, a professores especialistas Rosana Maria Andrade de Brito, favorecendo o desenvolvimento global dos alunos de inclusão e seus familiares.
A secretária da Educação, Belenice Koffek Buff Rotini, reafirma seu compromisso com a educação inclusiva, garantindo que todas as crianças e adolescentes tenham acesso a um ensino de qualidade, respeitando suas individualidades e potencializando suas habilidades, buscando sempre o melhor para que todos estejam inclusos.