Unidades de Ensino podem agendar visitas educativas ao Meliponário e ao Jardim das Sensações em São José dos Pinhais

Unidades de Ensino podem agendar visitas educativas ao Meliponário e ao Jardim das Sensações em São José dos Pinhais

meliponario jardim sensacoes
Atrações, localizadas no Parque São José, promovem a conscientização ambiental

Unidades de Ensino que desejam incentivar a Educação Ambiental podem agendar visitas ao Meliponário Municipal e ao Jardim das Sensações, localizados no Parque São José. Essas duas atrações têm como objetivo sensibilizar os estudantes sobre a importância da sustentabilidade e da preservação, ajudando a construir uma geração mais consciente e comprometida com o meio ambiente.

A visita ao Jardim das Sensações é uma vivência que também permeia questões de inclusão social, possibilidades terapêuticas e pedagógicas, permitindo experiências ricas para o ensino formal e para o não formal. O espaço propicia que os visitantes sintam as plantas assim como as pessoas privadas de visão as percebem, por meio do contato direto com as diferentes formas, texturas e aromas.

 

Meliponário

Inaugurado em setembro de 2023, o Meliponário faz parte de um esforço para proteger as populações de abelhas nativas sem ferrão (ASF), além de promover a Educação Ambiental por meio das visitas guiadas.

Com capacidade para até 70 colmeias, o Meliponário abriga caixas de espécies como jataí, mandaçaia, guaraipo, tubuna, canudo, manduri, iraí, borá, mirim-emerina, mirim-guaçu e mirim-preguiça. O espaço integra o Programa Colmeias Urbanas, que instala colmeias de abelhas nativas sem ferrão em escolas e espaços públicos.

Além de seu potencial educativo, o Meliponário também atua como um hospital de abelhas, recebendo de outras unidades municipais colmeias consideradas fracas, com o objetivo de recuperá-las e, em seguida, devolvê-las à natureza.

 

Jardim das Sensações

Localizado no horto municipal do Parque São José, o Jardim das Sensações foi reinaugurado no último mês de maio. Oferece uma experiência sensorial que estimula o tato, o olfato, a audição e o paladar dos visitantes, promovendo um aprendizado diferenciado sobre a natureza.

Ao percorrer um corredor de olhos vendados, cercado por cachepôs, os visitantes são incentivados a explorar as plantas pelo toque, a sentir seus aromas, ouvir o som do vento e da cascata do lago, e, ao final, a saborear um chá preparado com uma das plantas exploradas. Após essa experiência, refazem o percurso de olhos abertos, comparando as sensações vividas.

“O nosso objetivo é que os alunos do nosso município, sejam eles de escolas públicas ou particulares, entendam na prática os temas relacionados à área ambiental e tornem-se, além de bons alunos, cidadãos conscientes de suas práticas. Na visita guiada ao Meliponário eles vão aprender, por exemplo, que cerca de 90% dos alimentos do mundo dependem da polinização por abelhas, por isso elas são fundamentais para a vida na terra”, explicou o Secretário de Meio Ambiente, Samuel Silva.

As unidades escolares interessadas em visitar os espaços devem realizar o agendamento pelo WhatsApp (41) 98804-5627 ou pelo e-mail educacao.ambiental@sjp.pr.gov.br.

O Parque São José está localizado na Avenida das Torres, nº 100.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress