Eufóricos. Assim estavam os mais de 400 alunos de escolas municipais que lotaram a quadra da Rua da Cidadania do Boa Vista, no dia 19, para a festa dos 332 anos de Curitiba. A Banda Lyra comandou o coro e animou a criançada, com apresentações de clássicos infantis e de desenhos animados, antes do início do espetáculo Curitiba – O Futuro é Hoje, produção da Fundação Cultural de Curitiba. O prefeito Eduardo Pimentel também estava animado.
“O espetáculo resgata a história da cidade e faz uma reflexão sobre o presente com um olhar voltado para as nossas realizações no futuro. Curitiba é uma cidade que precisa ser cuidada e nós vamos cuidar juntos”, disse o prefeito aos estudantes das escolas Cerro Azul, Curitiba Ano 300, Eny Caldeira, Erasmo Pilotto, Herley Mehl, Jaguariaíva, José Wanderley Dias, Júlia Amaral Di Lenna, Duílio Calderari, Kó Yamawaki, Doutel de Andrade, Ricardo Krieger, Metry Bacila e Raul Gelbeck.
Com oito atores em cena, muita música e dança, Curitiba – O Futuro é Hoje resgata um pouco da história de Curitiba e mostra também as transformações da cidade ao longo dos 332 anos de fundação. A cidade onde as transformações urbanas e sociais acontecem em ritmo acelerado são apresentadas pelos personagens Coré e Etuba, que conduzem a plateia até a Curitiba de 2025.
Dyedens Saintil de 8 anos, estudante da Escola Municipal Kó Yamawaki, aprendeu sobre a importância de cuidar do meio ambiente. “Adorei a dança e aprendi sobre a história da cidade e que não podemos jogar lixo no chão. Temos que separar o lixo que não é lixo”, contou o estudante.
Davi Lucca, de 8 anos, da escola José Wanderley Dias, também vai ajudar a preservar a natureza. “Eu gostei muito da apresentação, da música e da dança, e vou separar lixo na minha casa”, prometeu.
Ao final da festa, o prefeito convidou todos para cantarem o Parabéns para Você. Logo depois, teve distribuição de bolo para as crianças.