Um novo caminhão passou a reforçar o trabalho da Cooperativa Agropecuária de Quatro Barras. O veículo, zero quilômetro, foi adquirido por meio do Programa Coopera Paraná, da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB) e IDR-PR, fruto da parceria entre a cooperativa e a Prefeitura de Quatro Barras.
O investimento é de R$ 358.500,00, com contrapartida de 11% por parte da cooperativa, que agora tem caminhão próprio para as entregas no município e nas cidades vizinhas.
O veículo também passou a ser destinado à entrega de alimentos, verduras e hortaliças para as escolas municipais e CMEIs, fornecidas por meio da agricultura familiar. A compra de produtos, via cooperativa, hoje possibilita levar à mesa dos alunos produtos fresquinhos e orgânicos.
Incentivo para quem produz
A secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Bem-Estar Animal, e engenheira ambiental Thayoná Souza de Oliveira, disse que o veículo traz incentivo para quem produz. “A chegada do caminhão é motivo de comemoração para todos nós, resultado de muito trabalho. É gratificante, como secretaria, saber que 139 cooperados, entre os agricultores familiares do nosso município, escolas e CMEIs estão sendo beneficiados com o Programa Coopera Paraná”, afirmou Thayoná.
O presidente da COAG-QB, José Cassiano dos Reis Neto, disse que o veículo vai dinamizar as entregas e reduzir custos. “Para nós é muito importante porque reduz custos, já que hoje a cooperativa realiza entregas em Quatro Barras e em toda a Região Metropolitana de Curitiba. São mais de 300 escolas atendidas. Então, o caminhão vem para somar nesta linha evolutiva da cooperativa”, disse Cassiano.
Segundo ele, o Programa Coopera Paraná vai disponibilizar investimentos na ordem de R$ 720 mil, utilizados para a aquisição do caminhão, para a construção de um barracão de 200 metros quadrados e uma câmara fria.
O presidente ainda frisou a parceria com a Prefeitura, que também vem sendo decisiva. “Ao invés de destinar 30% dos recursos do FNDE à aquisição de alimentos da agricultura familiar para a merenda – que é obrigatória por lei -, hoje a Prefeitura de Quatro Barras destina 100% do recurso. “Este apoio, nos últimos três anos, fortaleceu e capitalizou a cooperativa, permitindo uma evolução sem precedentes e o apoio necessário ao produtor”, destacou Cassiano.
A sede da cooperativa funciona no Horto Municipal, que atua como um centro de distribuição de produtos cultivados pelos cooperados e de onde partem as entregas para Quatro Barras e Região Metropolitana.