Almirante Tamandaré, cidade vizinha à Curitiba, será palco do Tamandaré Blues Festival no próximo dia 29 de março. O evento, que será realizado no Parque Ambiental Aníbal Khury, um dos mais importantes da região, contará com oito shows ao longo do dia, sendo duas atrações internacionais, além de oficinas temáticas e ações para as crianças. Toda a programação, das 10 às 22h, será gratuita e o evento contará com acessibilidade, incluindo condutores para deficientes visuais e apresentadores em libras. No lineup estão desde atrações nacionais, como Dirty Quarentines, até duas atrações americanas, Big Walker e Professor Harp. É possível garantir os ingressos e acompanhar detalhes das atrações pelo Instagram do evento: www.instagram.com/bluesfestivals.
“Será um festival diverso, com programação para a família toda e em meio a muita natureza. Estamos muito felizes em expandir o festival de Blues para Almirante Tamandaré, uma cidade que nos acolheu tão bem e que tem esse espaço incrível do parque”, conta Marcos Maranhão, um dos idealizadores do evento. O evento já teve suas edições em Antonina e Matinhos, ocasiões em que revelou e trouxe diversos nomes do Blues e de gêneros próximos, como o Jazz e o Rock, para o cenário paranaense.
Entre as atrações de destaque está o show do americano Big Walker, multi-instrumentista nascido em Oklahoma que tem uma presença de grande destaque no palco. O show dele fechará o festival, às 20h30. Já Professor Harp, também americano, vem pela primeira vez ao Brasil e carrega na bagagem a vivência com Muddy Waters, seu mentor e um dos maiores nomes do gênero musical – especialmente na transição do Blues rural do Delta do Mississippi para o Blues elétrico de Chicago.
Oficinas
Duas oficinas temáticas serão realizadas durante o festival. A primeira, intitulada Harmônica no Parque, abre o festival, às 10h, e será sobre iniciação à harmônica de boca, especificamente com gaita. Será ministrada por Bene Chireia, coordenador musical da Orquestra Harmônica de Curitiba. As vagas são limitadas e direcionadas para pessoas com mais de 10 anos. Já a segunda será uma oficina-show, ministrada pela banda MR BLUES, às 14h20. A proposta é cantar e contar um pouco sobre as interconexões entre Blues, Samba e Música Caipira Raiz. Será realizada no palco principal e não é necessário fazer inscrição prévia.
Ações para crianças
O evento contará ainda com atividades lúdicas e de recreação para as crianças. Uma delas é um espaço com brincadeiras e jogos educativos criados pelo escritor, artista e educador Marcelo Weber de Macedo. As atividades estimulam a imaginação, memória, raciocínio lógico, dedutivo, abstrato, estratégico, intuitivo e a coordenação motora. A ideia é criar um espaço inclusivo em que as crianças possam se sentir à vontade e se divertir com seus pais e cuidadores durante a programação.
Sobre o Blues
O Blues teve origem no final do século XIX no sul dos Estados Unidos, onde africanos escravizados e seus descendentes começaram a desenvolver uma forma de expressão musical que retratava a realidade em que viviam. É um gênero musical caracterizado por suas letras muitas vezes melancólicas e emotivas, linhas de baixo e instrumentação de guitarra, gaita, piano e baixo. Músicos de Blues influenciaram fortemente outros gêneros musicais, como o Rock e o Jazz, e essas influências ainda podem ser ouvidas na música popular moderna. Entre os músicos mais famosos mundialmente estão Robert Johnson, Muddy Waters, B.B. King, Howlin’ Wolf e John Lee Hooker. O Blues continua sendo uma forma de música viva e muito influente, com festivais e músicos contemporâneos ao redor do mundo.
Serviço:
Tamandaré Blues Festival
29 de março, das 10 às 22h
Parque Ambiental Aníbal Khury (R. Domingos Scucato, 1350 – Jardim Monte Santo, Alm. Tamandaré)
Ingressos gratuitos e inscrição para oficina: link na bio do www.instagram.com/bluesfestivals
Programação:
10h: Oficina Harmônica no Parque (gaita) com Benê Chiréia
11h: Dirty Quarantine
12h: Trio Traquitana
13h10: Piano de Cuia Convida Bruna Buschle
14h20: MR.BLUES – Palestra Show contando e cantando a história do Blues
15h30: Sotak
16h40: Sonora Blues
18h: Hard Soul Combo
19h: Professor Harp (Estados Unidos)
20h30: Big Walker (Estados Unidos)