As cantatas nas escolas polos visam aproximar as comunidades do coral, e no dia 10 de dezembro todos se reúnem para a Cantata de Mil Vozes
Na noite da última terça-feira (1º) tiveram início as Cantatas Natalinas. As apresentações fazem parte do projeto Coral Música Vida, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e integram a Campanha Natal Mais Iluminado de Pinhais. As Cantatas nas escolas polos visam aproximar as comunidades do coral, e no dia 10 de dezembro todos se reúnem para a Cantata de Mil Vozes.
A apresentação foi realizada na Escola Municipal João Leopoldo Jacomel, e além do coral desta unidade reuniu os alunos das Escolas Municipais Severino Massignan, Clementina Cruz e Professora Thereza Corrêa Machado. De acordo com a coordenadora de projetos da Semed, Nerilda Emerique Fúcio, a música é um elemento muito agregador na formação dos alunos. “No coral eles aprendem a ter disciplina, a movimentar o corpo, também para aqueles que têm dificuldades de aprendizagem a música é um recurso que gera resultados positivos”, acrescenta Nerilda.
Presente na Cantata, o prefeito de Pinhas, Luizão Goulart, enalteceu o trabalho dos profissionais da Educação e dos alunos que participam dos corais. “Parabéns pelos filhos que vocês têm, eles são muito especiais. Parabenizo também a dedicação das crianças e dos profissionais que desenvolvem este projeto, que é apenas um exemplo das muitas atividades que a Secretaria de Educação desenvolve”, afirmou Luizão.
O projeto Coral Música Viva, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, foi implantado em Pinhais no ano de 1998. A iniciativa tem como principal objetivo oferecer mais um recurso lúdico que auxilia no desenvolvimento educativo do aluno. O coral é composto por alunos de todas as escolas municipais de Pinhais, que realizam ensaios semanais, orientados por um professor regente.
Além das autoridades citadas, familiares, servidores da Semed e profissionais que atuam nas escolas, também estiveram presentes a secretária de Educação, Andrea Franceschini; a secretária de Administração, Rosa Maria de Jesus Colombo; e representando o legislativo municipal a vereadora Cecília Padovan da Saúde.