Os últimos dias do verão têm sido de altas temperaturas em São José dos Pinhais e elas devem continuar. A atenção com a saúde nos dias de calor precisa ser reforçada, principalmente entre crianças, idosos e pessoas com comorbidades. Os trabalhadores que atuam ao ar livre, como agricultores, coletores de resíduos, profissionais da limpeza pública, que ficam mais expostos ao calor por períodos prolongados, também devem redobrar os cuidados.
Esse cenário traz preocupações importantes sobre a saúde da população, como destaca a diretora do Hospital e Maternidade São José dos Pinhais (HMSJP), Julia Block. “É fundamental que as pessoas sigam as dicas e orientações dos órgãos de saúde para esse período, especialmente durante a prática de exercícios físicos e exposição ao sol. Alguns casos de desidratação já foram registrados em São José dos Pinhais”, alertou.
Confira as dicas da Secretaria de Saúde
Hidratação nunca é demais
– Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais mesmo sem ter sede;
– Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
– Ofereça líquidos a crianças e idosos mesmo que não tenham sede;
– Faça refeições leves, com muitos vegetais e frutas.
Precauções com a rotina
– Diminua os esforços físicos e repouse frequentemente em locais com sombra, frescos e arejados;
– Utilize menos roupas de cama e vista-se com menos roupas ao dormir, sobretudo, em bebês e pessoas acamadas;
– Nunca deixe crianças ou animais de estimação em veículos parados;
– O uso do protetor solar é indispensável para evitar queimaduras na pele. Ele deve ser reaplicado de meia em meia hora;
– Use chapéus e óculos escuros;
– Busque ajuda se sentir tonturas, fraqueza, ansiedade ou tiver sede intensa e dor de cabeça;
– No período de maior calor, não tome banho com água muito gelada. Mudanças bruscas de temperatura não são aconselhadas.
Durante ondas de calor intensas, a demanda por serviços de emergência e cuidados de saúde pode aumentar. Essas medidas são essenciais para mitigar os efeitos adversos do calor extremo e proteger a saúde da população.