Pinhais promove ação de conscientização sobre segurança alimentar e nutricional

Pinhais promove ação de conscientização sobre segurança alimentar e nutricional

pinhais01

A atividade, realizada em parceria com a Universidade Federal do Paraná, foi realizada no Armazém da Família do município

 

Na tarde da última terça-feira (24) a Prefeitura de Pinhais, por meio do Departamento de Agricultura e Abastecimento, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, promoveu uma ação de conscientização sobre segurança alimentar e nutricional. A atividade foi realizada em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e faz parte do projeto de ações intersetoriais de educação alimentar e nutricional em que também estão envolvidas as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde.

Durante a ação, que aconteceu no Armazém da Família do município, os consumidores receberam orientações a respeito da quantidade de sódio, gordura e açúcar contida em produtos amplamente adquiridos, como por exemplo, biscoitos, leite condensado, achocolatados, sucos, macarrão instantâneo, entre outros.

De acordo com Flávia Monteiro, professora do curso de Nutrição da UFPR, diversas são as atividades desenvolvidas em Pinhais no que diz respeito à conscientização da população. “É importante que as pessoas saibam o quanto uma dieta rica em sódio, açúcar e gordura é prejudicial à saúde. Portanto, por meio desta parceria com a prefeitura procuramos disponibilizar estas informações para que as pessoas consumam estes produtos de forma consciente”, salienta.

Segurança Alimentar e Nutricional

Este tema é amplamente difundido no município. Prova disso, é o fato de que Pinhais foi a primeira cidade do Paraná a aderir ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Além disso, o município tem sido referência para diferentes regiões do país. Para chegar a este cenário, Pinhais, por meio do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) e do Comitê Fome Zero, vem colocando em prática diversas ações. Tais políticas públicas são formuladas entendendo a segurança nutricional e alimentar como direito fundamental do ser humano.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress