Pinhais sedia 3º Congresso das Cidades Digitais

Pinhais sedia 3º Congresso das Cidades Digitais

WSC_5478

 

O evento realizado nos dias 19 e 20 de novembro reuniu administradores públicos de diversas cidades, além de profissionais interessados na área

Referência em tecnologia aplicada à gestão pública, o Município de Pinhais sediou o 3° Congresso das Cidades Digitais. O evento, realizado em Pinhais, nos dias 19 e 20 de novembro, em parceria com a Rede Cidades Digitais, reuniu gestores públicos do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, além de interessados na área, para debater o tema e apresentar sugestões que possam contribuir com a modernização e gerar eficiência nos serviços públicos, através de investimentos em tecnologia.

Prefeito de Pinhais destaca importância do Congresso

Presente à abertura do Congresso, o Prefeito Luizão Goulart destacou que o evento é uma ótima oportunidade para troca de experiências entre as cidades que utilizam a tecnologia digital para ampliar o acesso da população aos mais diversos serviços públicos e garantir a segurança das informações e dados. “O objetivo é aperfeiçoar a administração municipal para facilitar a vida das pessoas que moram ou trabalham na cidade. Nossa intenção é diminuir ao máximo a burocracia”, afirmou.

O Prefeito de Pinhais abordou também o tema proposto para esta edição do evento: “O Uso da Tecnologia no Processo Pedagógico nas Escolas Públicas”. De acordo com Luizão, o tema proposto para o 3º Congresso das Cidades Digitais é muito importante. “O acesso dos alunos à tecnologia é essencial, mas é preciso que os professores estejam preparados. Por isso, é primordial que os profissionais da educação busquem, constantemente, o aperfeiçoamento em suas áreas de atuação”, destacou Luizão.

Investimentos em tecnologia

Para o Diretor de Tecnologia da Informação, Anderson Tanck, os constantes investimentos da Prefeitura de Pinhais fizeram da cidade uma referência na área. “Se hoje Pinhais é considerada uma cidade digital, isso se deve aos investimentos feitos há tempos, resultado do entendimento de que a tecnologia é algo extremamente importante”, lembrou Anderson

Revolução na vida das pessoas

Presente ao evento, o Secretário Nacional de Inclusão Digital, Jefferson D’Avila de Oliveira, informou que o Ministério das Comunicações deu início a um novo processo de inclusão digital, uma política da qual fazem parte as cidades digitais. “Nossa presença neste Congresso é mais para aprender com os municípios, conhecer suas experiências. Hoje não existem elementos que sejam capazes de contestar o quanto a tecnologia revoluciona a vida das pessoas”, afirmou Jefferson D’Avila.

O Secretário Jefferson, em alusão ao tema do Congresso, disse que o Brasil ainda tem muitos desafios no que diz respeito ao processo de inclusão digital. “Concordo com o Prefeito Luizão, quando ele fala na necessidade de se ter professores preparados. Em muitas escolas, os alunos são digitais, mas os professores ainda são analógicos. Precisamos modernizar as escolas para que se tornem mais atrativas e, assim, possam contribuir mais com a educação no Brasil”, enfatizou.

Autoridades presentes

Além das autoridades já citadas estiverem presentes Jacson Carvalho Leite)Presidente da Celepar), Carlos Roberto Pupin (Prefeito de Maringá), Nelson Garcia (ex-deputado), Carlos Eugênio Stabach (Prefeito de Contenda e Presidente da Assomec), Celso Augusto Souza de Oliveira (Presidente da UNDIME Paraná), Luiz Nicacio (Prefeito de Centenário do Sul e Presidente daAssociação dos Municípios do Médio Paranapanema).

Prêmio Prefeitos Inovadores

Durante a abertura do Congresso foi entregue o prêmio “Prefeitos Inovadores”, conferido às cidades que possuem projetos na área de tecnologia, ampliando o acesso à população. Confira a relação dos municípios premiados: Pinhais, Piraquar, Mandirituba, Ponta Grossa, Santana de Itararé, Telêmaco Borba, Toledo, Ubiratã, Bandeirantes, Carambeí, Curitiba, Engenheiro Beltrão, Guaratuba, Nova Aurora, Pato Branco, Blumenau (SC), São Sepé, Campo Bom, Alegrete e Tapera (RS), Apiaí (SP).

Importância das mídias socias

Ainda dentro da programação do 3º Congresso das Cidades Digitais, os especialistas em comunicação Álvaro Borba (Prefeitura de Curitiba), Thiago Bonagura (Prefeitura de Pinhais) e Mirella Fontana (Prefeitura de Londrina) participaram de um bate papo, no qual ressaltaram a importância das mídias sociais na divulgação das ações e obras públicas, comentaram suas experiências e apresentaram alguns trabalhos divulgados nas redes sociais, como o Facebook, por exemplo, e ainda responderam algumas perguntas do público presente.

Na oportunidade, respondendo uma pergunta da platéia, o Diretor de Comunicação de Pinhais, Thiago Bonagura, comentou sobre o cuidado que se deve ter nas redes sociais para não ultrapassar o limite entre uma informação de utilidade pública e uma propaganda fora de época.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress