O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, participou, no dia 16, quinta-feira, de uma reunião técnica no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
O encontro foi conduzido pela presidente do instituto, Ana Zornig Jayme, e dedicado à preparação das entregas de projetos previstas para os primeiros 100 dias de gestão, além do planejamento contínuo das obras que irão transformar Curitiba nos próximos anos.
“Fizemos esta reunião técnica no Ippuc para preparar as entregas dos primeiros 100 dias e tratamos também da continuidade do planejamento das grandes obras da cidade que serão entregues nos próximos quatro anos. São obras de infraestrutura urbana, levando em conta sempre o viés da sustentabilidade, a preservação do meio ambiente”, resumiu Eduardo Pimentel.
Figuram nessas ações, a conclusão dos projetos executivos de estrutura metálica, elétrico e orçamento, além da infraestrutura viária e do entorno, para a licitação das obras das estações de transporte Prisma Solar Teffé, Praça Das Nações, Jardim das Américas e Praça da Bandeira, do Novo Inter 2. Também será feita a licitação do projeto do Terminal Capão da Imbuia.
Além disso, estão sendo finalizados os anteprojetos para análise da Caixa Econômica Federal (CEF) da reforma do Terminal Campo Comprido e a publicação do edital de licitação das obras do BRT Leste-Oeste, lotes 2.3 e 3.
Agenda regular
O prefeito explicou que manterá uma agenda regular no Ippuc para acompanhar de perto o processo de pensar o presente e o futuro da cidade.
“Eu terei a responsabilidade de manter as diretrizes do que é planejado no Ippuc. Por isso, terei encontros regulares com a diretoria do instituto para que a gente possa planejar daqui o futuro da cidade não só nos próximos quatro anos, mas para os próximos 20 ou 30 anos”, disse o prefeito.
Portfólio de projetos
A presidente do Ippuc afirmou que o encontro foi muito positivo, uma vez que trouxe a oportunidade de o instituto apresentar ao prefeito todo o portfólio de projetos que está sendo desenvolvido atualmente.
“A gente fez uma leitura muito clara daquilo que já está pronto. Temos projetos executivos prontos que a gente pode já levar para a rua e pensar em colocar isso de pé. Também já identificamos aqueles projetos que estão quase prontos, mas precisam de alguns ajustes com outras secretarias e que logo também já vão poder ser licitados”, disse Ana Zornig Jayme.
Ela citou como exemplo a requalificação do trecho entre a Avenida Affonso Camargo até a Praça Eufrásio Correia, prevista no projeto BRT Leste-Oeste, além da continuidade das obras do Novo Inter 2, que estão em pleno andamento. “Nesse tópico de mobilidade, temos também as novas estações de embarque de passageiros do transporte coletivo, cujo protótipo começa a ganhar forma na rua”, disse Ana.
Presenças
Participaram também do encontro os secretários municipais Marcelo Fachinello (Governo Municipal) e Marc Sousa (Comunicação Social); Clever Ubiratan Teixeira de Almeida, assessor da Presidência do Ippuc, e os diretores Oscar Schmeiske (Hipervisor Curitiba), Carlos Barros (Implantação), Mônica Máximo da Silva (Informações), Daniela Mizuta (Projetos), Thomaz Ramalho (Planejamento) e Marcos Vinicius Garcia Negrão (Administrativo-Financeiro).