A Polícia Militar, em parceria com a Secretaria de Educação, desenvolveu em Piraquara durante todo o ano o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, realizando um trabalho de prevenção com 1600 alunos da rede municipal. O PROERD tem o objetivo de prevenir o uso indevido de drogas entre as crianças e jovens, melhorar o relacionamento entre os alunos e orientar sobre como ajudar os outros. As aulas são realizadas com alunos do 5º ano, que tem em média de 9 a 11 anos. As crianças aprendem a reforçar a auto-estima, lidar com o relacionamento com os colegas e desenvolver a civilidade. Como material de apoio eles recebem uma apostila. Os professores sentem a diferença no desenvolvimento e no comportamento dos alunos.
A professora Zélia Pereira da Silva explica que “o Programa aprimorou aquilo que eles já tinham como conhecimento, e está sendo muito legal a participação do professor junto com eles que interagem, dão opiniões, e se respeitam mais. Então cada vez que eles estão fazendo alguma coisa eles lembram do que o professor comentou, repensam o que estavam fazendo e isso está sendo muito legal, muito participativo e eles já estão usando o aprendizado”.
Os alunos gostam dos temas que são trabalhados e vão levar o aprendizado e conhecimento para toda a vida. Caroline Chakaski Camargo, 10, conta como é: “a gente aprendeu a não usar drogas, escuta ativa, sobre o bullyng, ajudar as pessoas a não praticarem o bullyng, anão usarem drogas”. Lohan de Oliveira Silva Sidral, 10, dia que “aprendemos que não devemos usar drogas, a escuta ativa, aprendemos a olhar e escutar a professora quando ela está falando, tendo mais comunicação”. Ele afirma também que usará esses conhecimentos para toda a vida, “principalmente para a minha família”, finaliza Lohan.
Durante este ano o Proerd foi desenvolvido em Piraquara em três ciclos, que dividiram as escolas por região. Desta forma, todas as crianças do 5º ano do município participaram do Programa. Neste terceiro ciclo estão participando alunos das Escolas Municipais Antônio Scarante, Geraldo Casagrande, Manoel Eufrásio, Marlene Licheski, Guilherme Ribeiro e Emília Capelini Valenga. Para encerrar, é realizada uma solenidade de formatura e todos recebem o seu diploma. A última formatura acontece no início de dezembro.